INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Putin convoca mais de 300 mil reservistas e faz ameaça nuclear

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um pronunciamento ao país pela TV nesta quarta-feira (21/09) e anunciou uma ”mobilização parcial” de russos em idade de combate para a guerra contra a Ucrânia, além de avisar ao Ocidente que o país está disposto a utilizar ‘‘todos os meios’’ para se defender.

O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, disse que a ordem mobiliza mais de 300 mil reservistas russos e que isso representa ”1,1% dos recursos que podem ser mobilizados” e começa a valer a partir desta quarta-feira (21/09) no país. O decreto foi publicado na página do Kremlin após o discurso.


Imagem de Vladimir Putin (Foto: Reprodução/ Twitter)


No anúncio de terça-feira (20/09), onde Putin citou a anexação de territórios ucranianos do Leste e do Sul começa a partir de sexta-feira, os rumos da guerra se tornaram diferentes. Ainda no pronunciamento desta quarta-feira, o presidente atacou países ocidentais e os acusa de querer dividir a Rússia.

”Chantagem nuclear tem sido usada, e não estamos falando apenas do bombardeio da usina de Zaporíjia. Mas também de pronunciamentos de altos representantes da Otan sobre a possibilidade de usarem armas de destruição em massa contra a Rússia”, declarou Putin no pronunciamento, e ainda ”utilizaremos de todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo. Isto não é um blefe”, disse o presidente.

”Também fizeram chantagem nuclear. Gostaria de recordar aos que fazem este tipo de declaração que nosso país também possui vários meios de destruição, alguns deles mais modernos que os dos países da Otan”, disse Putin.

Após contra-ataque da Ucrânia sobre as ofensivas russas que provocou o recuo de vários militares, o presidente foi obrigado a subir o confronto e convocar mais militares, tal anúncio gerou apreensão no país.

”Considero necessário apoiar a proposta de mobilização parcial dos cidadãos na reserva, aqueles que já serviram e que têm experiencia pertinente”, declarou Vladimir Putin nesta quarta-feira, ”estamos falando apenas de uma mobilização parcial”, ressaltou ele.

No último sábado o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou Putin sobre as consequências do uso de armas nucleares e não convencionais, deixando claro que os Estados Unidos dariam uma resposta em caso deste uso. A embaixadora do país na Ucrânia, falou que o ato de Vladimir representa a baixa de seu exército e fraqueza. O Reino Unido também se manifestou da mesma forma, dizendo que o pronunciamento representa uma falha e que ”a comunidade internacional está unida” contra a Rússia.

Bombardeio em usina nuclear

Os russos sofreram contraofensivas ucranianas nesta última semana, sendo obrigados a deixarem os territórios., na quarta-feira o ministro da Defesa anunciou ainda o número total de soldados mortos no combate de 5.937 militares.

Na quarta-feira os combates ainda seguiram, e a Ucrânia acusou a Rússia de bombardear uma usina nuclear de Zaporíjia no sul do país, a maior da Europa, novamente, o que acarretou corte de energia. O complexo já foi bombardeado outras vezes desde o início do confronto e ambos os países se acusam pelo bombardeio.

”Nem mesmo a presença de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica parou os russos’’, afirmaram autoridades ucranianas.

Foto Destaque: Imagem de Vladimir Putin. Reprodução/ Twitter

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 2 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...