Quase metade dos brasileiros que migram para o exterior moram nos EUA, afirma estudo

3 min de leitura
Cerca de 1,9 milhões de brasileiros vivem nos Estados Unidos, de acordo com dados coletados pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, levantados pelo escritório de advocacia AG Immigration. Esse um número cresceu exponencialmente nas últimas décadas, de 2011 e 2020, o número de brasileiros solicitando a emissão do green card também aumentou significativamente, esse período  que atingiu o marco de maior época de emissão de green cards a brasileiros na história: 136 mil, com direito a recorde em 2019 e a atual oitava colocação no ranking de país que mais teve cidadãos brasileiros tornando-se residentes permanentes legais nos EUA.

Esses casos representam apenas uma fração do crescente número de brasileiros que vão para o exterior em busca de oportunidades. A maior parte dos que saem do país são menos privilegiados, embora a emigração esteja fora do alcance dos mais pobres, muitos são alvo de preconceito e xenofobia.  A última edição do estudo Comunidade Brasileira no Exterior, publicada pelo Ministério das Relações Exteriores no ano passado, com números registrados até 2021, mostrou que 1.905.000 brasileiros moram no país, incluindo aqueles que lá vivem ilegalmente, tirando os milhares de brasileiros que também possuem passaportes europeus e, portanto, não se registram como brasileiros. O Consulado-Geral do Brasil em Boston, é o terceiro com maior estado de imigrantes brasileiros no país: 380 mil, atrás apenas de Nova York e Miami. “São brasileiras e brasileiros de todas as idades e condições sociais“, destaca o estudo.


 
Brasileira sendo agredida e alvo de xenofobia em Boston. (Foto: Reprodução/ O Globo)
 

Os destinos mais procurados pelos brasileiros são Estados Unidos, a quantidade de brasileiros que moram nesse país supera qualquer outra comunidade nas outras nações. Conforme a última estatística, 43% de todos os cidadãos brasileiros expatriados vivem nos EUA. Na Europa, vivem 1,3 milhões de brasileiros mudança para a Europa também é facilitada pelo fato de muitos brasileiros terem nacionalidade portuguesa ou italiana por meio de ancestrais. No total, são 4,4 milhões de brasileiros no exterior, esse número só cresce com o passar dos anos.
 
Foto Destaque: Vista da cidade de Massachusetts em Boston. Reprodução/ VisitUSA
 
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile