INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Rainha do rock brasileiro: Rita Lee morre aos 75 anos

Nesta segunda-feira (8), a cantora Rita Lee, considerada a rainha do rock brasileiro e uma das maiores cantoras de todos os tempos, morreu, aos 75 anos, em decorrência de câncer de pulmão, que enfrentava desde 2021.

Nas redes rociais da cantora, a família divulgou a notícia: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou“.

O velório ocorrerá das 10h às 17h, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), e será aberto ao público.

Relembre a vida de Rita Lee e sua trajetória na música

Nascida Rita Lee Jones, veio ao mundo em 31 de dezembro de 1947, em São Paulo. Seu pai era Charles Jones, dentista e filho de imigrantes dos EUA, e sua mãe era a italiana Romilda Padula, pianista que incentivou a filha a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs. 

Porém, foi aos 16 anos que Rita começou de fato sua carreira musical, integrando um trio vocal feminino, as Teenage Singers, que foram posteriormente descobertas pelo cantor e produtor Tony Campello, que ajudou a se tornarem backing vocals.

Em 1964, Rita Lee entrou para um grupo de rock chamado Six Sided Rockers, que deu origem aos Mutantes em 1966. O grupo foi formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.  

Os mutantes foram fundamentais para o tropicalismo, e se tornaram o grupo brasileiro com maior reconhecimento entre gigantes do rock do mundo todo, como, Kurt Cobain, por exemplo.

Foi por causa do fim de seu relacionamento com Arnaldo Baptista, que Rita Lee deixou os Mutantes, em 1972, porém sem não antes deixar sua marca na banda, tendo feito parte do período mais relevante da mesma.

Foi em 1979, que a rainha do rock começou a brilhar em carreira solo. Trabalhando em parceria com o marido Roberto de Carvalho, ela gravou um dos seus maiores álbuns, que levava seu nome, contendo sucessos como “Lança perfume” e “Baila comigo”.

Em 2001, RIta Lee ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o troféu de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Em 2012, ela anunciou sua aposentadoria dos shows. Ao todo, foram 40 álbuns produzidos, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.


Rita Lee, em 2016, no lançamento de sua autobiografia (Reprodução/Ale Frata/Código19/Estadão Conteúdo)


Em 2016, ela lançou “Rita Lee: uma autobiografia”. O livro contém informações curiosas, e outras tensas e tristes, nunca antes contadas.

Foi em 2021 que o diagnóstico de câncer chegou. Rita seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia. No mesmo ano, ela lançou seu último single, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. Ela deixou três filhos: Roberto, João e Antônio.

 

Foto Destaque: Rita Lee, estrela e rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos. (Reprodução/Instagram)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...