Rede privada recebe novo imunizante contra meningite e pneumonia

Letícia Santos Por Letícia Santos
4 min de leitura

A bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae),  que causa diversas doenças como meningite, pneumonia, sinusite, agora pode ser combatida por uma nova vacina desenvolvida pela ciência. O novo imunizante passa a ser distribuído pela rede privada neste mês, pois anteriormente somente o SUS está realizando a vacinação. Segundo os médicos, a vacina é indicada para crianças dos dois aos 15 meses de vida. A diretoria médica da MSD Brasil também informou, que a nova vacina tem a melhor resposta encontrada para os sorotipos (variantes da bactéria) mais fortes localizados, conforme disse Marina Della Negra, especialista em doenças infecciosas e parasitárias. 


 

Portais divulgam campanha de vacinação da rede privada (Reprodução/X/@itatiaia)


Expectativas em relação à vacinação 

Apesar de queda pela procura da vacinação de diversas doenças no Brasil, especialistas da Fiocruz dizem estar otimistas quanto ao novo imunizante: “Como a gente tem uma resposta imunológica maior, imaginamos que tem um potencial maior de prevenção para esse sorotipo, e desta forma atingindo maior procura e público“, acrescentou a médica infectologista. 

A vacina é capaz de proteger de dois novos sorotipos dos 90 encontrados pelos cientistas, ainda assim, a ciência enxerga avanços na proteção desse tipo de doença. Entre as opções conjugadas deste mês, existem três opções.

A primeira é a vacina 10-valente (VPC10), que previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) principalmente em crianças, e que só causadas por dez sorotipos de pneumococos. Já a vacina 13-valente (VPC13), tem eficácia de cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite), causadas por 13 tipos de variantes da bactéria. E por fim, a vacina 15-valente (VPC15), que é a mais recente, ela acrescenta mais dois sorotipos aos 13 já existentes na VPC13. 


Doutor Drauzio Varella explica sobre vacinas (Video: reprodução/YouTube/Drogaria SãoPaulo)


Detalhes das doenças causadas pela bactéria 

A pneumonia, a sinusite e a meningite são todas condições de saúde que afetam o sistema respiratório ou o sistema nervoso, mas têm causas, sintomas e tratamentos distintos. A pneumonia é uma infecção nos pulmões, geralmente causada por bactérias, vírus ou fungos. Seus sintomas incluem febre, tosse, falta de ar, dor no peito e produção de muco espesso. 

A sinusite, por outro lado, é uma inflamação dos seios paranasais, cavidades ao redor do nariz e olhos. Os sintomas comuns incluem dor facial, congestão nasal, secreção nasal espessa e dor de cabeça. Costuma ser mais branda e corriqueira entre os infectados. 

Contudo a meningite,  é a mais grave de todas. Se trata de  uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal, geralmente devido a infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez do pescoço e vômitos. A meningite é uma condição grave e requer tratamento imediato, pois pode ser fatal se não tratada adequadamente.

Foto destaque: seringas de vacina. Reprodução/HVesna/Pixabay/CNN Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário