As relações entre Rússia e China estão se estreitando progressivamente. Nesta segunda-feira (12), dias antes da reunião entre os líderes dos dois países, marcada para a próxima quinta-feira (15), Yang Jiechi, secretário de Assuntos Internacionais do Partido Comunista, conversou com o embaixador russo em Pequim, Andréi Denisov.
Jiechi reiterou o objetivo de balancear a ordem mundial, que tem os Estados Unidos como protagonista há décadas: “A China está a trabalhar com a Rússia para implementar continuamente o espírito de cooperação estratégica de alto nível entre os dois países, salvaguardar os interesses comuns de ambos os lados e promover o desenvolvimento de uma ordem internacional em uma direção mais justa e racional”.
Com as sanções violentas à economia russa por parte dos países ocidentais, a Rússia procura o fortalecimento de laços com países asiáticos.
Há cerca de um mês, a China anunciou o envio de tropas chinesas para a Rússia, como parte de um “exercício militar conjunto”. Belarus, Índia e Tajiquistão também participarão do exercício com suas tropas.
Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo e membro do Partido Comunista Chinês, disse, em visita à Rússia, que as relações entre os dois países estão em níveis de cooperação “sem precedentes”.
Viagem de Xi Jinping ao Tadiquistão para encontro com Putin e outros líderes será a primeira desde a Pandemia (Foto: Reprodução/Getty Images)
Às vésperas da reunião entre os representantes de Rússia e China, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, reiterou às preocupações estadunidenses em relação à aliança entre os dois países: “Deixamos claras nossas preocupações sobre a aliança entre China e Rússia.” Karina também reiterou que os Estados Unidos continuarão enviando armas e dinheiro à Ucrânia.
Vale lembrar que, nos dias 15 e 16 de setembro, os líderes de Rússia, China, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, e Paquistão se encontrarão para a reunião dos Estados membros da Organização de Cooperação de Xangai. O encontro acontece em Samarcanda, cidade localizada no sudeste do Uzbequistão.
Foto Destaque: Putin e Xi Jinping se encontram nesta quinta. Reprodução/Getty Images