INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Renan Filho esclarece caso da mina da Braskem em Maceió

Renan Filho esclarece caso da mina da Braskem em Maceió

Com a mina da Braskem de Maceió próxima de um iminente colapso, as autoridades já estão se posicionando em suas ações, como o ministro dos Transportes, Renan Filho, que anunciou que o foco da resposta pública estará em evitar casualidades.

Nós estamos trabalhando aqui neste momento para que não haja perdas de vidas humanas,” afirmou Renan. “A gente precisa garantir isso. Esse é o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos.

O caso, que vem avançando desde 2018 – quando os primeiros tremores foram sentidos pelos moradores locais – se agravou nesta quinta-feira (30), quando a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta máximo sobre a situação, devido ao risco de subsequente erosão e outros danos perigosos encontrados no solo.


Mapa mostra a localização dos 35 minas de sal-gema que estão sendo fechados pela Braskem em Maceió

Mapa com 35 minas de sal-gema que estão sendo fechados pela Braskem em Maceió (Foto: reprodução/g1)


O caso de Maceió

Ao longo dos últimos anos todos, desde 2018 para cá, várias providências do governo federal, do governo do Estado e mesmo da prefeitura de Maceió vem sendo tomadas, a fim de evitar que o colapso de uma dessas minas possa levar pessoas à morte,” afirma o ministro dos Transportes.

Em fala divulgada nesta sexta-feira (1º), Renan Filho, como uma das principais autoridades públicas atualmente tratando do assunto, explica o histórico do caso. Vindo para Maceió, a capital de Alagoas – estado onde nasceu – o ministro estava inteirado nos desenvolvimentos locais que têm ocorrido.

Braskem, empresa petroquímica, baseia suas operações na extração do minério sal-gema (utilizado para criar soda cáustica e PVC) da região, que foi iniciada já há décadas. Segundo Renan, contabilizam-se 35 minas no entorno da capital, com algumas relativamente estáveis, mas com a de número 18 em alto risco de colapso, o que pode ocorrer a qualquer momento.

A exploração de minério aqui ocorre a 1.200 metros, em média, de profundidade,” divulgou o ministro. “Esse é um desastre raro em áreas urbanas — mesmo mundo à fora, é bastante raro esse tipo de colapso de minas de exploração mineral.

Em março de 2018, os moradores já haviam reclamado dos tremores, e em 2019 várias das cavernas utilizadas já estavam sendo fechadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), que divulgou que a atividade havia causado o aprofundamento grave do solo. Com uma das minas agora se tornando instável, os danos acumulados ao longo de anos agora estão a ponto de criar uma catástrofe.

O caso da Braskem

São quase 50 mil pessoas tendo de abandonar suas moradias devido ao risco apresentado pela operação de Braskem na região desde 2018, e bairros inteiros (Pinheiro, Bom Parto, Mutange, Bebedouro) hoje estão sob o risco de destruição.

Uma empresa da proporção da Braskem é detentora de um conhecimento muito específico a cerca desse acidente. E ele precisa ser socializado: para a imprensa, para as pessoas que moram na capital; os entendimentos que foram feitos; os contratos precisam ser apresentados,” disse Renan Filho, que defende uma investigação da Braskem a partir de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Nós defendemos que toda fiscalização é necessária e a CPI é fundamental.

Atualmente, a Braskem vem registrando microssismos e movimentações atípicas do solo com seu sistema de monitoramento, o que vem compartilhando com as autoridades. Atualmente, espera-se que a empresa continue cooperando com o governo, ao menos até a resolução do caso atual.

 

Foto Destaque: Uma das áreas interditadas de Maceió (Reprodução/Marco Antônio/Secom Maceió)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...