Após 400 anos da publicação “Primeiro Fólio”, de William Shakespeare, um retrato do dramaturgo foi enviado para o espaço como uma comemoração de sua memória. Essa iniciativa foi tomada por Jack Jewers, um cineasta britânico, e com o auxílio de um time de engenheiros.
Retrato de William Shakespeare no espaço em destaque (Foto: Reprodução/ inVerse Films)
Um gesto de homenagem
No dia 8 de novembro de 1623, a obra do escritor foi publicada, e mantém sua influência até a atualidade. Assim, juntamente com a fotografia de Shakespeare, um trecho gravado de um de seus escritos mais famosos, “Sonho de Uma Noite de Verão’’, marcaram a celebre memória do dramaturgo na borda do espaço.
De acordo com informações divulgadas pela inVerse Films, a empresa aeroespacial Sent Into Space disponibilizou uma equipe para ajudar e guiar a boa intenção de Jewers. Logo, o retrato conta com aparelhos tecnológicos, como um GPS e uma câmera adicionados a um balão meteorológico.
A filmagem que acompanha o retrato foi gravada para um curta-metragem, intitulado de “Lovers and Madmen”. Na cena em questão, uma moça ingressa em concurso de artes ao realizar a tentativa de posicionar um quadro do famoso escritor no ar.
Jack Jewers revelou qual foi sua principal ideia ao realizar esse grande feito em homenagem a William Shakespeare. “Eu tinha essa imagem na cabeça: um retrato de Shakespeare – o dramaturgo universal, cuja obra, acredito verdadeiramente, fala a todos – tendo como pano de fundo o espaço, com a curvatura da Terra ao fundo. Que maneira mais adequada de celebrar a universalidade da nossa experiência humana, e como ela foi capturada durante 400 anos por estas palavras maravilhosas, do que essa?”, revelou o cineasta em uma nota.
Os curtas de Jewers
O discurso encenado é “Mais Estranho que Verdadeiro” de “Sonho de Uma Noite de Verão”. Essa filmagem é parte de uma coletânea de seis curtas de Jewers, que elaborou como alguns dos trechos e poemas mais famosos de William Shakespeare se enquadrariam na realidade do século 21.
Após uma exibição na cidade de Londres, na Inglaterra, nessa quarta-feira (8), todos os filmes poderão ser acessados de forma on-line.
Foto Destaque: William Shakespeare em foco. Reprodução/ Revista Galileu