O tradicional réveillon de Copacabana vai ganhar reforço na segurança. Três mil agentes irão atuar no bairro, o que corresponde a 11% a mais em relação ao ano passado. A expectativa é que o maior policiamento diminua ocorrências como furtos e arrastões. Os pontos de revista devem começar a funcionar às 15h do dia 31, e haverá reconhecimento facial antes das pessoas serem liberadas para a entrada.
Esquema de segurança
Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado comentaram, durante coletiva de imprensa, o planejamento de segurança para as festas de celebração do Ano Novo na cidade. O porta-voz da Polícia Militar, Marco Andrade, afirmou: “Todos que estão sentados nessa mesa estão trabalhando muito para proporcionar o ano-novo mais seguro que já se teve. Eu tenho certeza que não há cidade no mundo que mobilize um efetivo tão grande para garantir que as pessoas possam se divertir. Vamos trabalhar muito, transpirar muito, para que essa festa seja um sucesso.“
Em Copacabana haverá 61 torres de segurança, 800 grades, 150 detectores de metais e 15 holofotes, além da novidade anunciada, dispositivos de reconhecimento facial. Ainda de acordo com Marco Andrade, haverá reforço no policiamento em diferentes regiões da cidade. Na Zona Oeste, haverá aumento do reforço policial na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes. No Centro, onde haverá concentração de pessoas no Boulevard Olímpico e nas dependências da Praça Mauá, será feito controle de acesso. Na Zona Sul, haverá pontos de policiamento feito do alto no Aterro do Flamengo.
Celebração de Ano Novo com queima de fogos em Copacabana (Foto: reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Trânsito e atendimento médico
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET – Rio), às 6h do dia 30 estará proibido o estacionamento de veículos nas principais vias de Copacabana, Ipanema e Botafogo. Às 07h do dia 31, o trânsito na orla de Copacabana funcionará em reversível. Às 14h, o trânsito será completamente fechado na Avenida Atlântica, e às 19:30 apenas ônibus e táxis poderão entrar no bairro, com proibição total às 22h. A previsão da CET-RIO é que o trânsito volte a funcionar normalmente a partir das 05h do dia 01 de janeiro de 2024.
Já o reforço na Saúde acontecerá em quatro postos de Copacabana, com 24h de funcionamento. Os atendimentos devem começar às 17h do dia 31 e ser encerrados às 05h do dia 01 de janeiro. Cada posto haverá 48 leitos e 30 ambulâncias disponíveis.
Foto destaque: coletiva de imprensa sobre Réveillon no Centro de Operações do Rio (Reprodução/João Victor Costa/O Globo)