Rio Branco: cidade alerta estiagem no Rio Acre

3 min de leitura

A Defesa Civil e a prefeitura devem decretar situação de emergência devido à estiagem no Rio Acre. O mês de setembro iniciou com chuvas na capital, e com isso, o nível do rio apresentou uma melhoria, tendo um aumento de 11 centímetros, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco, mas não foi o suficiente para sair do alerta do quadro de estiagem persistente.

HISTÓRICO DE ESCASSEZ

Desde o mês de agosto, o Rio Acre vem apresentando baixas em seu reservatório. No último dia do mês, o nível do rio chegou a 1,50 metros, o que preocupou as autoridades que temiam que o rio atingisse a menor cota histórica registrada desde o ano de 2022, onde o nível do manancial registrou 1,25 no dia 2 de outubro, essa foi a menor cota já registrada na história desde o início do monitoramento foi em 1971.

Esse histórico de escassez também pode ter influência do fenômeno chamado de El Niño, que aumenta temperaturas e reduz as chuvas. De acordo com estimativas feitas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica do Governo dos Estados Unidos (NOAA, nome original em inglês), o fenômeno poderá ter uma das ocorrências mais intensas dos últimos 70 anos, o que pode agravar o quadro do Rio Acre.


Nivel de água do Rio Acre se mantém baixo desde agosto. (Reprodução: G1/ Defesa Civil de Rio Branco)


OPERAÇÃO ESTIAGEM

O projeto, que teve início em 2021, vem atendendo diversas comunidades. Inicialmente, a operação atendeu 10 locais, mas neste ano de 2023, o número chegou a 25 regiões. O desabastecimento vem afetando principalmente a zona rural. O coordenador da Defesa Civil da Capital acreana, coronel Claudio Falcão, informa que a operação está sendo ampliada em 48 quilômetros da Transacreana, onde tem mais famílias desabastecidas. A Defesa Civil e a prefeitura de Rio Branco devem decretar situação de emergência, mas até o momento nenhuma data foi definida. Mas esperam que a população esteja atenta às orientações das autoridades locais durante essa crise de estiagem.

Foto destaque: Imagem do Rio Acre em 2016 quando atingiu o nível de água atingiu 1,41 metros. (Reprodução: UOL/ Pedro Devani/ Governo do Acre )

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile