Rio e São Paulo têm inverno com temperaturas mais baixas

3 min de leitura

A empresa “Climatempo” traz a previsão de temperaturas mais baixas do ano entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo prevê a empresa de meteorologia, a mínima de 9º C na capital paulista, sendo o menor valor registrado. Ano passado os termômetros conferiram 9,3º C.

Para o Rio de Janeiro a previsão é de 12º C, anteriormente foi de 12,4º C. No ano passado, temperatura verificada na estação da Vila Militar (INMET)


 

Mulher tomando chá (Foto Reprodução/Pixabay)


Na Região Serrana do Rio, em Nova Friburgo, a madrugada desta terça-feira (04) teve o registro de 2º C, considerada a menor temperatura do Brasil até o momento. O motivo da baixa temperatura este ano é devido à ação da alta pressão, o que impede a formação de nuvens de chuva, fazendo com que a massa de ar frio atue em parte do país, informa a “Climatempo”.


Mulher resfriada (Foto Reprodução/Pixabay)


Com as temperaturas tão baixas, as doenças oportunistas de inverno ganham força, por isso o “Ministério da Saúde” orienta a dar maior atenção para o perigo das doenças respiratórias. Além da disseminação dos vírus responsáveis pelas infecções dos resfriados e gripes, aumentam os casos de rinite, sinusite, crises de bronquite e asma.


Inverno (Foto Reprodução/Pixabay)


Por ser de fácil transmissão, é recomendado evitar locais fechados sem ventilação e com aglomeração de pessoas. Essas condições propiciam a circulação de microrganismos, sobretudo, os vírus respiratórios.

O infectologista Marcos Cyrillo, diretor da “Sociedade Brasileira de Infectologia” (SBI) dá a seguinte orientação para os dias mais frios: “Todos devem manter o local ventilado, o que minimiza a chance de o vírus ser transmitido entre as pessoas, permanecer no ar por algumas horas e cair nas superfícies, contaminando muito mais gente”.


Idoso agasalhado (Foto Reprodução/Pixabay)


Atenção redobrada para as crianças e idosos durante todo o inverno. Evitar que o corpo se resfrio com auxílio de agasalhos, toucas, luvas, “echarpe”, meias e fazer uso de chás e sopas, sobretudo para os moradores das cidades que não estão acostumados com temperaturas tão baixas.


Foto em Destaque: Mulher com guarda-chuva (Foto Reprodução/Pixabay)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile