INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Rio: Eduardo Paes afirma que ataque hacker tentou roubar dados sigilosos

Nesta quinta-feira (18), Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, informou que houve uma tentativa de roubo de dados sigilosos durante o ataque hacker que tirou os sistemas da prefeitura do ar na madrugada de segunda (15).

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Eduardo Paes declarou: “Logo que a gente percebeu essa ameaça, as equipes técnicas da prefeitura tiveram que tirar todos os serviços do ar preventivamente para proteger a população e proteger os serviços da prefeitura.” As equipes da prefeitura já estão trabalhando para restabelecer os serviços.  “A ordem que a gente tem de quem entende do assunto é que os serviços só sejam plenamente restabelecidos quando a gente tiver muita certeza de que não tem nenhuma informação particular de nenhum carioca em risco”, acrescentou Paes.

Para fins de vencimentos de impostos e outras contas que dependem dos serviços oficiais da prefeitura, os dias em que o sistema ficou fora do ar não serão contados como dias úteis.

“Em caso de mais dúvidas e informações, eu estou pedindo para todo mundo acessar as contas oficiais da Prefeitura do Rio nas redes sociais. Por lá, a gente está tentando manter vocês informados em tempo real sobre tudo que está acontecendo”, afirmou o prefeito.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Comunicado sobre o ataque hacker aos sistemas da Prefeitura do Rio. <a href=”https://t.co/r460sbggTL”>pic.twitter.com/r460sbggTL</a></p>&mdash; Eduardo Paes (@eduardopaes) <a href=”https://twitter.com/eduardopaes/status/1560064100981514241?ref_src=twsrc%5Etfw”>August 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O site oficial da Prefeitura do Rio e os serviços do Carioca Digital foram suspensos de forma preventiva após ser detectado um ataque hacker aos sistemas na madrugada de segunda-feira (15).

Através de nota, a prefeitura informou que a equipe do Iplan (empresa municipal de informática) trabalha para recuperar o datacenter municipal. Não há previsão para o restabelecimento do sistema.

As aulas não foram suspensas na rede municipal. Mas os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sofreram com esse ataque e estão com os sistemas para cadastro do CadÚnico estão fora do ar. O Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi Rio funcionam normalmente.

Ainda por meio de nota, foi informado que na Secretária Municipal de Saúde, não foram afetados o atendimento aos pacientes e o Sisreg (programa de regulação de atendimento em unidades de saúde pública), porém, inserção de exames e consultas no sistema de regulação em algumas unidades de saúde que funcionam com a rede Iplan não puderam ser feitos. Os servidores do Iplan trabalham para o sistema voltar a sua normalidade o mais breve possível.

Foto destaque. Prefeito do Rio, Eduardo Paes. Foto: Reprodução/Veja

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − cinco =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...