Nesta quarta-feira (28), comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em celebração da data a capital fluminense e a Região Metropolitana do RJ contam com uma programação especial, debates e atividades de conscientização e de combate ao preconceito em prol da diversidade e da luta por respeito às pessoas LGBTQIA +e celebrar o orgulho de pertencer à comunidade. A data foi marcada devido ao movimento dos final anos 60, em Nova York, conhecido como a “revolta de Stonewall”.
“É muito importante que a gente ofereça esse serviço o ano inteiro. A gente nesse evento da CasaNem, com apoio do Viva Rio, tem o intuito de trazer essa visibilidade pra população trans. Mostrar que tem que ter emprego, tem que ter saúde, tem que ter dignidade e educação. É isso que a gente busca pra nossa população“, diz Renato Freitas, coordenador de diversidade do Viva Rio.
No Brasil 273 pessoas da comunidade LGBT+ foram vítimas de morte violenta, uma média de duas mortes a cada três dias. De acordo com o Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+, o Brasil continua sendo o país onde mais LGBT+ são assassinados no mundo.
A CasaNem é um centro de acolhimento da cidade do Rio de Janeiro que abriga pessoas LGBTIA+ em situação de vulnerabilidade social, essas pessoas em maioria viviam situações de violência doméstica, familiar ou moravam em abrigos da prefeitura, onde sofriam uma série de abusos levando muitos a preferirem a rua. Além de abrigo para essas pessoas, o objetivo da ONG é também qualificação, estudo e formação de projetos. E estão promovendo no Circo Voador, na Lapa, um evento com feira de empregos, vacinação, debates e shows.
“A gente tem que celebrar a vida, a gente tem que dar um viva! Viva CasaNem! Nós estamos vivos e é isso que importa“, declara Nélio Georgini, da Comissão de Direitos Humanos – Instituto dos Advogados do Brasil.
Bandeira LGBTQIA+ no Circo Voador. (Foto: Reprodução/Meia-Hora)
Programação especial
Circo Voador, na Lapa
• Das 9h às 14h: Feira de empregos e vacinação contra Covid-19 e gripe;
• Das 11h às 12h: Roda de conversa sobre saúde mental;
• Às 14h: Shows;
• Às 19h: Batucada e cortejo até a CasaNem e encerramento com mais show.
Praça do Pacificador, em Duque de Caxias
• A partir das 13h: Feira de empreendedorismo LGBT+, atendimento social, psicológico e jurídico, requalificação civil de nome e gênero para pessoas trans, apresentações culturais e exposição e vacinação contra a gripe e a Covid-19.
Rua Visconde Morais, 119 (Ingá), em Niterói
• A partir das 14h: Isenção pra 2ª via de documentação, vacinação contra a gripe e Covid-19, teste rápido de HIV, apresentações teatrais e roda de conversa.
Foto Destaque: Bandeira LGBTQIA+ na Lapa. Foto: Reprodução/G1