INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

RJ: Monumento de Dom Pedro I é vítima de vandalismo

O monumento com a figura de D.Pedro I, que recentemente foi reformado em prol da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, teve algumas de suas partes afanadas em ato de vandalismo.

O crime contra o patrimônio público foi percebido no dia de hoje as autoridades cariocas afirmam que caso está sob investigação e que lamenta o ato de vandalismo A Secretaria Municipal de Conservação lamenta mais um ato de vandalismo e informa que fará a reposição dos elementos furtados do gradil da estátua de D. Pedro I, na Praça Tiradentes. O monumento é uma das obras restauradas para o Bicentenário da Independência e entregues no dia 7 de setembro deste ano. Existe uma câmera no local e a investigação é de competência das autoridades policiais” relatou em nota órgão responsável pela manutenção e conservação dos monumentos municipais.


Monumento de Dom Pedro I (Reprodução/Site: Extra- Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo )


Dentre outras peças levadas pelos vândalos, estão estrelas e as ponteiras do gradil. Durante a pandemia de Covid-19, os números de incidentes como este aumentaram na cidade. Materiais como este afanado são suprimidos e vendidos a ferros-velhos que adquire o material a peso depois os revende.

 A conjuntura total da obra chega a mais de 15 metros, onde estão demonstradas imagens das origens indígenas brasileiras, bem como possui detahes de animais em composição ao pedestal nela ainda há representação de quatro rios brasileiros, Rio São Francisco, Rio Madeira, Paraná e Rio Amazonas.

A estátua de Dom Pedro I é a primeira escultura instalada em local público do Brasil, localizada na Praça Tiradentes, região Central do Rio de Janeiro foi criada em homenagem a proclamação da Independência do Brasil, inaugurada em 30 de Março de 1862, em uma cerimônia onde participaram 600 músicos regidos pelo maestro Francisco Manoel da Silva. O monumento é reconhecido como patrimônio histórico do país, além de ser tombada pelo Instituto do Patrimônio histórico e artístico Nacional.

Foto destaque:  Estátua de D. Pedro I. Reprodução: Agenciabrasil – Foto Tomaz Silva/ Agencia Brasil 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...