Robô ainda busca por detritos do Submarino Titan

Carlos Enriki Por Carlos Enriki
3 min de leitura

Continua a  busca por resquícios do submersível Titan, enquanto as autoridades dos Estados Unidos e do Canadá permanecem atentos na busca e resgate para investigar os motivos do desastre e se alguma lei foi violada.

Um conselho de Investigação da Marinha foi convocado pela Guarda Costeira dos Estados Unidos para que a investigação da implosão seja permitida.


Ocean Gate Titan  (Foto/Reprodução/CNN)


O conselho irá trabalhar para investigar o que causou a catástrofe da implosão e das mortes, além de buscar sanções criminais conforme necessário.

No momento, os investigadores priorizam a recuperação de detritos do fundo do mar. Segundo a guarda costeira dos EUA, foram encontrados alguns destroços do submarino Titan a cerca de quinhentos metros da proa do Titanic na ultima quinta feira (22).

O capitão Jason Neubauer disse que seu principal objetivo é evitar ocorrências semelhantes; para isso fará as recomendações necessárias para ter um aumento na segurança do domínio marítimo no mundo inteiro.

A investigação irá acontecer até o momento em que não restarem mais dúvidas a respeito do projeto do submersível: os materiais que foram usados na construção, as causas da implosão e quando exatamente a implosão aconteceu.

O submersível perdeu o contato com o navio-mãe cerca de 1 hora e 45 minutos após a sua descida aos destroços do Titanic no dia 18 de junho, quando se deu início a uma operação multinacional de busca e resgate.  A operação terminou na quinta feira, com a descoberta dos destroços.


Vitimas da implosão do submarino, da esquerda para a direita Hamish Harding, Shahzada Dawood, Suleman Dawood, Paul-Henri Nargeolet e Stockton Rush (Foto/Reprodução/CNN)


No sábado, investigadores canadenses embarcaram no Polar Prince a fim de coletar informações do gravador de dados da viagem da embarcação e de outros sistemas de embarcação que possam ter informações úteis, segundo Kathy Fox, presidente do Conselho de Segurança de Transporte do Canadá.

A Policia Montada do Canadá está realizando uma investigação para averiguar se houve alguma lei criminal, federal ou providencial violadas.

Mas segundo Kent Osmond, em uma coletiva de imprensa no sábado, não há suspeita de atividade criminosa, mas a RCMP, está tomando as medidas iniciais para avaliar se seguirão ou não por esse caminho.

O que esta acontecendo no fundo do oceano?

O veículo, que é operado remotamente e encontrou o campo de destroços do submersível na última semana, está agora envolvido na operação para recuperar detritos do Oceano Atlântico.

 

Foto Destaque: Submersivel Titan. Foto: Reprodução/Projeto mãe

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile