Rui Costa afirma que Lula fará reunião com governadores no dia 27 de janeiro

Maria Clara Farias Por Maria Clara Farias
3 min de leitura

Nesta quarta-feira (04), durante conversa com jornalistas em Brasília, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se encontrar com todos os governadores dos estados brasileiros no fim do mês de janeiro, no dia 27, no Palácio do Planalto. 

Rui Costa disse, “Está marcado, dia 27, haverá uma reunião com governadores aqui no Palácio do Planalto. Ele [Presidente Lula] vai fazer antes uma viagem a um estado brasileiro. Será o primeiro ato antes da viagem para a Argentina. Estamos definindo qual será o estado, vendo possibilidades de agenda.”. Na Argentina, Lula participará de uma reunião com a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), além de possuir outros compromissos no país vizinho. 


Rui Costa e Lula. (Reprodução/Sergio Lima/AFP)


Sobre a reunião com os governadores brasileiros, Rui Costa afirmou, “A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficou paralisada todos esses anos. Vamos institucionalizar esse retorno, estabelecer um fluxo. A ideia é que o governo tenha reuniões regulares com governadores e com fórum de prefeitos para dar capilaridade às políticas de governo e buscar, eu diria, maior eficiência no ato de governar”. O Ministro da Casa Civil também relevou que Lula solicitará aos estados que apresentem seus projetos prioritários durante a conversa no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Lula já havia expressado o desejo de se encontrar com todos os governadores caso eleito, mas segundo a Gazeta do Povo, esse desejo não é apenas do presidente. Os 27 governadores eleitos, até aqueles da oposição, já planejavam um encontro com o Presidente Lula após o resultado das eleições. 

Rui Costa também conversou com jornalistas sobre a primeira reunião ministerial do governo Lula, “A pauta é o alinhamento das ações e procedimentos de governo, garantindo uma ação coordenada e articulada e uma gestão transversal.”

A reunião ministerial está marcada para a primeira sexta-feira de janeiro (06), no horário das 09h30 no Palácio do Planalto em Brasília. 

Foto destaque: Lula e Rui Costa. (Reprodução/Redes Sociais)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile