Rússia bombardeia leste da Ucrânia

Pedro Léo Por Pedro Léo
3 min de leitura

A Rússia enviou um ataque de mísseis a partes da Ucrânia nessa segunda-feira (1), e, de acordo com o Ministério da Defesa, todos os alvos foram atingidos.

O ataque noturno ocorreu em Pavlogrado, na região leste da Ucrânia, e teria como objetivo depósitos de munição e combustível e infraestrutura ferroviária que a Ucrânia teria preparado para uma contra-ofensiva. De acordo com o país, os ataques teriam ferido no mínimo 34 pessoas, incluindo cinco crianças.

O Ministério russo soltou um comunicado sobre o ataque: “As Forças Armadas da Federação Russa lançaram um grupo de ataque de mísseis com armas de precisão de longo alcance, baseadas no ar e no mar, no complexo militar-industrial da Ucrânia”. Além disso, o órgão confirmou que um novo ataque à cidade de Bakhmut está em andamento.

A cidade tem sido um dos principais campos de batalha da guerra, com poucas mudanças nas linhas de frente há meses, apesar de grandes perdas para ambos os lados.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”> IMPRESSIONANTE ataque Russo ontem<br><br>Os primeiros momentos da explosão em Pavlogrado após o ataque de mísseis de cruzeiro russos ontem pareceu até explosão nuclear  <a href=”https://t.co/xrmb93gL9y”>pic.twitter.com/xrmb93gL9y</a></p>&mdash; Daniel Vitor (@DanVitorPH) <a href=”https://twitter.com/DanVitorPH/status/1653041956975439872?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Pavlogrado tem sido um importante centro de transportes para abastecimentos das tropas ucranianas da região, e um alarme de ataque aéreo foi declarado na região. Vídeos que seriam supostamente do ataque circularam nas redes sociais, apesar de não ter confirmação se realmente são da região. De acordo com autoridades ucranianas, o ataque teve 34 feridos, com 5 sendo crianças.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já dura mais de um ano, e não parece ter um fim próximo. Com os dois lados resistindo à ofertas de paz, o número de mortos reportado varia, chegando a 300 mil de acordo com algumas fontes, com pelo menos oito mil sendo civis. A diferença bélica entre os dois países apontava a uma vitória rápida da Rússia, porém, a Ucrânia segue resistindo aos avanços russos, com auxílio militar da Europa, que fornece munição e armamentos.

 

Foto destaque: Reuters/Clodagh Kilcoyne

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile