Rússia lança ataque em massa contra Ucrânia

3 min de leitura

A Rússia lançou um ataque de míssies em larga escala, nesta segunda-feira (8), em diversas áreas residenciais e comerciais da Ucrânia. Os civis foram alertados pela Força Aérea da Ucrânia por meio de um canal de comunicação no Telegram. Até agora, quatro pessoas foram identificadas mortas.

Ataque

O Ministério da Defesa da Ucrânia disse ter conseguido interceptar 18 míssies e oito drones russos. O ataque aéreo ocorreu em todo território do país e muitos edifícios foram destruídos. Das quatro pessoas que morreram, duas estavam na região oeste de Khmelnytskyi. Outra mulher foi encontrada morta depois do bombardeio no leste da Ucrânia e um homem de 62 anos morreu em Kryvyi Rih, cidade onde um shopping center e vários edifícios ficaram danificados com o ataque de nove mísseis. 

Já no sudeste ucraniano, cerca de quatro civis se feriram próximo de suas residências com o impacto dos mísses. Durante o ataque, as Forças Aéreas da Ucrânia pediram aos civis que estivessem na capital Kiev que buscassem abrigo por conta de ameaça de bombardeio russo.

Várias pessoas foram se abrigar dentro das estações de metrô durante o ataque aéreo. O Ministério da Defesa do país disse em seu perfil no X (antigo Twitter) o que muitos moradores ucranianos vivenciaram nesta manhã e pediu ajuda. “Os ucranianos passaram esta manhã em abrigos. O terror russo deve ser interrompido. Ajude a Ucrânia a impedir isso!”, escreveu em sua conta oficial.

Novos ataques


Prédio na região residencial da cidade de Odessa atingido pela Rússia no dia 29 de dezembro de 2023. (foto: reprodução/Reuters/BBC)


Em dezembro de 2023, a Ucrânia enfrentou seu maior ataque aéreo russo desde 2022, com 158 drones e mísseis atingindo várias cidades, resultando em pelo menos 12 mortes. Além das cidades Dnipro, Kharkiv, Odessa e Lviv serem impactadas, a capital Kiev teve uma estação de metrô danificada e um armazém destruído, que deixaram 21 feridos. Em Kharkiv, um ataque em larga escala atingiu um hospital e deixou um morto e 11 feridos. Em Odessa, um edifício escolar foi danificado e deixou sete feridos e mais uma pessoa morta.

Foto destaque: civis se abrigam em estação de metrô para se protegerem de bombardeio (reprodução/Reuters/CNN)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile