A Juiza Simone de Araujo Rolim, da 23ª Vara Criminal, decretou prisão preventiva de Sabine Coll Bohici, por crimes praticados contra Geneviève Rose Coll Boghici, de 82 anos, a viúva do colecionador Jean Boghici. Além de Simone, outros envolvidos tiveram suas prisões temporárias revertidas em preventivas.
A determinação da magistrada também autorizou a quebra de sigilo de dados telefônicos e telemáticos dos envolvidos. A ordem tem como objetivo revelar o conteúdo dos celulares apreendidos com as acusadas.
Sabine Boghici (Reprodução/ Facebook)
Entenda o caso:
A “associação crimimonsa” é acusada pelos crimes de estelionato, cárcere privado, roubo, extorsão e associação criminosa. Segundo as investigações a idosa, foi mantida, em cárcere privado durante um ano por Sabine, sua filha, para roubar 16 quadros da família, avaliados em mais de R$ 700 milhões.
A operação realizada pelo Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade, denominada como “Sol Ponte”, resultou com as prisões dos envolvidos no último mês de agosto. Na tarde desta terça-feira (6), a justiça decretou prisão preventiva aos acusados. Parte do grupo tentou fugir, enquanto dois deles tiveram êxito na fuga, entretanto, foram capturados pelos policiais.
Além de Sabine Boghici, filha da vítima, os envolvidos no caso são: Rosa Stanesco Nicolau, a “Mãe Valéria de Oxóssi”, companheira de Sabine; Gabriel Nicolau Traslaviña Hafliger, filho de Rosa; Jacqueline Stanescos, prima de Rosa e de Diana; Slavko Vuletic padrasto da Rosa e pai de Diana; Diana Rosa Aparecida Stanesco Vuletic, meia-irmã de Rosa.
Ainda, segundo as investigações, o golpe teria sido planejado por Sabine com a ajuda da mulher, Rosa Stanesco, também conhecida como a vidente Mãe Valéria de Oxóssi.
A ideia era ter acesso a bens e obras de arte da herança do colecionador pioneiro no mercado de arte no país Jean Bochici, morto em 2015, cujo espólio é disputado na Justiça por Sabine e Geneviève. Em vida ele possuía um acervo com os quadros mais relevantes de artistas nacionais.
Foto destaque: Sabine cuidando de um de seus cachorros. Reprodução/ Facebook