Os locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos domingos 5 e 12 de novembro, foram anunciados nesta terça-feira (24), e estão disponíveis na Página do Participante.
Como consultar
Para consultar o local de prova, o candidato precisa acessar o site do Enem e abrir a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/), onde fará login utilizando o CPF e a senha cadastrada na inscrição.
Assim que aberta a página, uma notificação em destaque aparecerá, para consultar o cartão de confirmação, um documento com todas as informações do candidato, como local de prova, idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas de aplicação do exame e informações complementares, como solicitações de atendimento especializado, para pessoas com deficiência ou lactantes.
Locais de aplicação de provas do Enem foram divulgados nesta terça (24). (Foto: Reprodução/Terra)
Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) recomenda a impressão do cartão de confirmação, e que este seja levado nos dias da prova, para evitar que o candidato se confunda com o endereço.
Após a consulta, o ideal é pesquisar o local da prova, que normalmente é aplicada em escolas ou faculdades, verificar o trajeto, a distância e o tempo de deslocamento, e simular o percurso tendo em mente que as provas serão aplicadas em domingos, quando o trânsito e o fluxo do transporte é diferente.
A prova tem início às 13h30min, os portões fecham às 13h, mas a recomendação do Inep é a chegada do candidato pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões, às 12h. No dia 5 de novembro, serão 45 questões de linguagens, sendo 40 português e 5 em inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e redação. No segundo domingo, 12 de novembro, serão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Provas coloridas
Segundo o Inep, a edição do Enem 2023 contará com a novidade de provas coloridas. Até 2022, as provas tinham uma indicação de cor apenas na capa, com o conteúdo sendo completamente em preto e branco. Agora, as provas terão ilustrações coloridas, como gráficos e tirinhas, e a cor também irá aparecer nas enumerações das questões das provas.
Mas, assim como nas provas anteriores, os candidatos ainda terão que indicar a cor da prova no cartão de respostas. De acordo com o Inep, a mudança foi feita com o objetivo de facilitar a compreensão visual dos elementos das questões.
Foto destaque: Locais de prova do Enem 2023 estão disponíveis na Página do Participante. Reprodução/Diário do Nordeste.