Saiba como usar o app do governo que bloqueia celulares roubados

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Será lançado nesta terça-feira (19), pelo Governo Federal com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), um aplicativo que promete transformar celulares roubados em  “pedaço de metal inútil”. O aplicativo “Celular Seguro” promete bloquear, de forma imediata, o acesso a aparelhos furtados ou roubados em todo o país.

Objetivo

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Capelli, explica que o objetivo da criação do aplicativo é inibir a receptação de celulares roubados. “A pessoa não vai ter coragem de vender se não terá acesso às informações, dados bancários, nada. Esse aplicativo transforma o celular em um pedaço de metal inútil”. Ele também afirmou que o aplicativo funciona como um botão de emergência.


Aplicativo “Celular Seguro” está disponível para Android e iOS. (Foto: reprodução/g1)


O aplicativo é uma colaboração entre o governo federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas. Todos os bancos filiados da Febraban aderiram à ação. O Celular Seguro está disponível para sistemas Android e iOS nas lojas de aplicativos e, também, no site hospedado no Gov.br.

Como usar

Primeiro é necessário fazer o download do aplicativo na Google Play Store, para celulares Android, ou na App Store, para usuários de iPhone. O login utilizado é o mesmo do Gov.br, e será necessário ler os termos de uso e concordar para dar continuidade. É possível cadastrar quantos aparelhos quiser, desde que estejam cadastrados no mesmo CPF do login, e também no de pessoas de confiança.

Em caso de roubo ou furto, o registro pode ser realizado pelo app ou site pelo usuário ou pessoa de confiança. Basta acessar a aba “meus telefones” ou “telefones de confiança”, identificar o celular roubado, clicar em alerta e preencher as informações solicitadas. Um número de protocolo será gerado, e é importante guardá-lo para registro do boletim de ocorrência. Assim que concluído o registro, as empresas participantes do programa são notificadas e o telefone fica inutilizável.

 

Foto destaque: Conheça o novo aplicativo do governo para bloquear celulares roubados. (Reprodução/Olhar Digital)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile