É falsa a firmação de que a escola de samba Salgueiro tenha adorado ao diabo durante o desfile na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
Desde o desfile, circula uma imagem na internet que causou revolta na comunidade cristã, onde mostra a escultura de um demônio. A escultura em questão é apenas uma das partes do carro que tinha como objetivo uma representação do bem contra o mal. Além da imagem mencionada, também é possível encontrar em outras fotos do mesmo carro alegórico, a figura de São Miguel Arcanjo no topo, empunhando uma espada e subjugando o diabo.
Todo o desfile, com detalhes da encenação, é escrito e publicado no livro abre-alas do Salgueiro. Este livro é um registro feito por todas as escolas de samba sobre seus desfiles.
“A alegoria representa uma grande catedral, lugar em que confessamos nossos pecados em busca de conforto e perdão. As falhas humanas foram deixadas do lado de fora, representadas pelos pecados nas alas do setor e pela grande figura do diabo que tenta profanar o templo, tomando-o para si. Do alto do santuário São Miguel se agiganta, altivo e destemido a derrotar a besta-fera invasora do território sagrado”, diz texto contido no livro abre-alas.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>ATENÇÃO AQUI<br><br>O nome dessa alegoria é "A batalha do bem contra o mal". No alto dela está São Miguel Arcanjo segurando uma lança e na parte mais baixa a escultura de um demônio. Isso aqui é uma representação (bem x mal) IGUAL as que vemos em quadros, filmes e NA PRÓPRIA IGREJA + <a href=”https://t.co/bJ3CivHr4h”>pic.twitter.com/bJ3CivHr4h</a></p>— acervo sapucaí (@acervosapucai) <a href=”https://twitter.com/acervosapucai/status/1628082488819036183?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 21, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Diferença entre imagem real e imagem utilizada para criticas a escola. (Foto: Reprodução/ Twitter).
A diferença foi exposta também no twitter da Acervo Sapucaí, onde mostra a diferença entre o corte de imagem usado para desferir criticas a escola e a imagem de toda a alegoria.
Uma das pessoas que criticaram a escola foi a cantora e ex-bbb, Flay, que após fazer uma publicação dizendo que estavam utilizando de arte e cultura para cultuar o demônio, foi alertada por internautas sobre a veracidade do que estava compartilhando.
“Não busquei saber do enredo e agora fui buscar saber e vi que é uma luta entre o bem e o mal, e o capiroto perde. Eu apenas vi aquela foto que todo mundo começou a postar. Quando vi, achei muito forte porque o ‘coiso’ representa maldade”, a cantora se desculpou.
O Salgueiro foi a quinta escola a desfilar no domingo de carnaval como o enredo “Delírios de um Paraíso Perfeito”.
Foto destaque: Carro alegórico do Salgueiro. Foto: Reprodução/ O Dia.