INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Santa Catarina confirma quinto tornado em novembro

Santa Catarina confirma quinto tornado em novembro

Durante a madrugada do sábado (18), por volta das 02h00 (horário local), um forte temporal atingiu o Litoral Sul catarinense provocand danos em Balneário Gaivota e Sombrio. O primeiro tornado ocorreu no dia 06, em Cunha Por, região oeste do estado e o segundo ocorreu no dia 11, em Tubarão, Litoral Sul. No dia 16 foi registrado o terceiro tornado, na cidade de Itá, e o quarto no dia 18, em Urupema, no Planalto Sul.

Segundo informações da Defesa Civil, o temporal aconteceu devido à formação de uma frente fria, o aperfeiçoamento de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o calor excessivo juntamente com a umidade provenientes da região amazônica, sistemas que favoreceram o desenvolvimento das tempestades sobre Santa Catarina entre sexta-feira (17) e o sábado (18).

Principais danos

As supercélulas são essenciais para a formação de um tornado, pois possuem alto potencial para provocar danos associados a ventos fortes, ocasionando destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica.

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou os eventos de um tornado entre os municípios de Sombrio e Balneário Gaivota e os principais danos foram os destelhamentos parcial e total de residências e galpões e quebra de árvores

Fortes chuvas e mortes

Desde o dia 14 de novembro, 67 municípios registraram ocorrências devido as fortes chuvas, inundações, alagamentos, vendavais, temporais, granizo e enxurradas.


Santa Catarina confirma quinto tornado em novembro

Enchente em Agronômica é a pior em 35 anos. (Foto: Reprodução/Prefeitura de Agronômica)


Três pessoas morreram em decorrência dos temporais e 71 municípios estão em situação de emergência, com 11 municípios em situação de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina (SAS), quase 6 mil pessoas estão desabrigadas e o número de desalojados ainda está sendo contabilizado.

 

Foto destaque: Vista aérea de Rio do Sul, cidade afetadas pelo desastre climático. (Reprodução: divulgação/Adriano da Nahaia/NSC TV)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...