INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Santa Catarina enfrenta temporais com granizo e enchentes em diversas cidades

Santa Catarina enfrenta temporais com granizo e enchentes em diversas cidades

No fim desta noite de quinta-feira (16) e na madrugada de sexta (17), o temporal no Oeste de Santa Catarina causou estragos com chuva de granizo e fortes enchentes em municípios bem populosos como os de Blumenau e Chapecó, locais onde também foram registrados alagamentos, quedas de árvore, e danos severos nos telhados.

Até o momento o estado já anunciou que duas pessoas morreram devido às condições climáticas anormais. Eram duas idosas que tiveram o carro atolado em enchente na cidade de Taió em torno das 20h, um fenômeno que se repetiu com vários veículos presos nos alagamentos em toda a região.

As mortes tratam de apenas um de 49 casos de alagamento que foram registrados, junto com ventos de até 100 km/h – e, de acordo com as previsões metereológicas, o mau tempo pode ainda continuar até o sábado (18), conforme o aviso da Defesa Civil de Santa Catarina sobre chuvas volumosas.


Rodovia BR-470, em Agronômica, no Vale do Itajaí.

Rodovia BR-470, em Agronômica, no Vale do Itajaí. (Foto:reprodução/PRF)


Causas do temporal frequente

Em grande parte, o temporal foi resultado do encontro de uma frente fria – que tem subido pelo sul do país – com uma forte massa de ar quente e úmida vinda da região amazônica – em parte a mesma que é responsável pela onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste, embora não completamente. É uma situação supostamente fora do normal – mas as chuvas já são cada vez mais comuns.

Erval Velho novamente debaixo d’água,” disse o prefeito da cidade do Oeste de Santa Catarina, Severino Jaime Schimidt. “Dá uma olhada aqui. Uma rua não é mais rua, é rio.”

Trata-se de uma situação similar à do mês passado, quando em outubro Santa Catarina também presenciou fortes chuvas e enchentes. No caso atual, desde à noite de quarta-feira (15), estragos tem sido registrados principalmente no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, com o alagamento de ruas e imóveis, rodovias interditadas e desabamentos.


Amostra de pedras de granizo observadas em Mondaí.

Amostra de pedras de granizo observadas em Mondaí. (Foto:Reprodução/Corpo de Bombeiros)


Casos preocupantes

Alguns dos registros sobre os efeitos do temporal atual são os seguintes:

  • Desabamento da casa em Florianópolis, no bairro Agronômica;
  • Deslizamento de terra atinge casa em Lages, maior cidade da Serra;
  • Várias rodovias interditadas (BR-282: São José do Cerrito, BR-470: Ibirama, e BR-280: Serra de Corupá);
  • Alagamentos extensos em Blumenau, no Vale do Itajaí, e no Brusque;
  • Tempestade com granizo em Mondaí e Xanxerê;
  • Duas mortes, já mencionadas, em Taió.

Foto Destaque: Alagemento em Taió, no Vale do Itajaí. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...