Santiago Peña vence as eleições em 1°turno para presidência do Paraguai

Erick Mata Por Erick Mata
3 min de leitura

Com 99,89% das urnas apuradas, em um único turno, Santiago Peña obteve ao média maior de 42,74% dos votos de eleitores, seguido por Efraín Alegre com 27,48% e Payo Cubas com 22,92%. O atual presidente, Mario Abdo Benítez, do mesmo Partido Colorado de Peña, disse em uma rede social que seu companheiro de partido e colega tinha sido eleito. Peña assumirá o cargo à partir de 15 de agosto de 2023, e terá um mandato por cinco anos.
Essa eleição presidencial foi disputada, pois o candidato da esquerda, Efraín Alegre, havia formado uma coalizão ampla e aparecia bem nas pesquisas. Durante os eventos finais da campanha, Alegre começou a falar mais sobre as acusações de corrupção feitas contra Horacio Cartes, um ex-presidente colocado sob sanções dos EUA em janeiro. Alegre o chamou de “Pablo Escobar do Paraguai”, referindo-se ao notório e temido narcotraficante colombiano morto em 1993. Cartes nega veemente todas as acusações contra ele.
Essa é a segunda vez que Peña disputa uma campanha eleitoral para presidente, sendo a primeira em 2018, quando perdeu as primárias do Partido Colorado para o atual presidente, Mario Abdo Benítez. O Partido Colorado é o mais popular da provícia Paraguaia, e domina a política do país desde a década de 1950, mas, recentemente, tem enfrentado problemas como uma economia em desaceleração e acusações sérias de corrupção e desvio de dinheiro público.
Santiago Peña é economista formado nos Estados Unidos e teve uma breve passagem pelo Fundo Monetário Internacional. Peña também foi ministro da Fazenda durante o governo de Horácio Cartes, na época, seu antigo chefe que durante a campanha, foi condenado e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>¡Gracias mi querido Paraguay! Gracias por confiar en mi, mi compromiso es con cada uno de ustedes. <a href=”https://t.co/GDVjjJ8LTj”>pic.twitter.com/GDVjjJ8LTj</a></p>&mdash; Santiago Peña (@SantiPenap) <a href=”https://twitter.com/SantiPenap/status/1653027492037263360?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 1, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Peña teve uma vida precosse logo cedo se tornou pai adolescente, tendo tido um filho aos 17 anos, quando ainda estava na escola. Após trabalhar no FMI, ele trabalhou em um cargo no Banco Central e, em seguida, foi para o Ministério da Fazenda. 
Logo após o encerramento de sua campanha, Peña reconheceu as divisões partidárias e prometeu ser “um símbolo da unidade partidária”. Alberto Fernández, presidente da Argentina, o presidente Lula, e outros diversos chefes de estados e autoridades também parabenizaram Santiago Peña em sua rede social oficial pelo Twitter, depois do resultado da votação nas urnas.

Foto destaque: Santiago Penã, Presidente eleito do Paraguai. Reprodução/Grupo Independente RS.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile