São encontrados no Peru corpos de 29 pessoas de mais de mil anos atrás

Ana Modesto Por Ana Modesto
3 min de leitura

Uma equipe de arqueólogos descobriu ao norte do Peru os esqueletos de 29 pessoas, com mais de mil anos de existência. Entre os restos mortais estavam os ossos de três crianças e um adolescente. Além disso, os especialistas da área acreditam que esse novo descobrimento pode auxiliá-los a entender e reescrever a história da civilização wari, anterior aos incas.


Arqueólogos encontram 29 corpos de pessoas que viveram há mil anos no norte do Peru – AFP/Museo Tumbas Reales de Sipan


Edgar Bracamonte, líder do grupo de cientistas, acredita que suas últimas descobertas de ossadas de três crianças e um adolescente em frente ao templo, indicaria que poderia haver sacrifícios humanos na cultura wari. Os restos mortais foram vistos pela primeira vez a algumas semanas atrás em um centro cerimonial antigo da região costeira de Lambayeque, em Huaca Santa Rosa de Pucallpa, 750 quilômetros ao norte de Lima. “Essas descobertas nos permitem repensar a história da região de Lambayeque, especialmente as ligações com as ocupações wari e mochica na área”, explica o cientista.

 

https://inmagazine.com.br/post/Arqueologo-dinamarques-encontra-quase-1kg-de-ouro-em-tesouro-pre-viking

 

https://inmagazine.com.br/post/Robo-humanoide-AI-DA-e-detida-no-Egito

 

https://inmagazine.com.br/post/India-alcanca-um-bilhao-de-doses-aplicadas-contra-a-Covid-19

 

A cultura wari começou entre os séculos VII e XII na região central dos Angeles peruano e o que mais impressiona os especialistas é o fato de ser a primeira vez que são encontrados ossadas da civilização wari tão longe de seu local de origem. A área em que ocorriam os sepultamentos em forma de “D” fora descoberta ainda no século XIX e a cultura conhecida como mochica ou moche se desenvolveria no norte do Peru, entre 100 a 700 D.C.


Fotografia divulgada pelo Museu das Tumbas Reais de Sipán mostra um dos 29 restos mortais encontrados no sítio arqueológico em Lambayeque, no Peru. Reprodução/AFP


São corpos inteiros, só há um que não está completo. No total, descobrimos 29 corpos, 25 são da era Mochica e quatro da cultura Wari”, disse Edgar à AFP

Os 25 corpos da era Mochica estavam em tumbas de argila ou câmaras mortuárias em um templo. Outros objetos foram encontrados como: cacos de cerâmica, barro prensado ou restos mortais de lhamas, alpacas e porquinhos da índia.

Curiosidades

Outra descoberta importante sobre a cultura mochica ocorreu em 2006, quando uma múmia do século V foi desenterrada. Ela se chamava Dama de Cao e seu descobrimento  evidenciou a existência de lideranças femininas ao longo de sua história. Em 1987, a descoberta do Senhor de Sipán, do século III, também tem grande relevância e é considerada pelos especialistas uma das mais importantes das últimas décadas, por ter sido encontrada intacta.

 

Foto Destaque: Fotografia divulgada pelo Museu das Tumbas Reais de Sipán mostra um dos 29 restos mortais encontrados no sítio arqueológico em Lambayeque, no Peru. Reprodução/AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile