São Paulo confirma mais dois casos de gripe aviária; total no Brasil é de 60

3 min de leitura

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), foram registrados outros dois casos de gripe aviária em aves silvestres. As espécies Trinta-Reis-Real e Trinta-Reis-de-bando foram recuperadas e ambos acometidos a testes que confirmaram a presença do vírus Influenza Aviária de alta patogenicidade (H5N1).

O coordenador da Defesa Agropecuária e médico-veterinário, Luiz Henrique Barrochelo informou que o trabalho de informação e conscientização ainda persiste, “Continuamos com o trabalho de vigilância e estamos intensificando o trabalho de educação a partir de ações de comunicação que têm como objetivo, informar a população sobre as orientações corretas em como proceder para evitar a transmissão para humanos”, assegurou.


São Paulo registra mais dois casos de gripe aviária. (Reprodução/GettyImages)


Luiz Henrique ainda ressalta que o contato com qualquer ave com suspeita de gripe aviária deve ser evitado sem o uso do equipamento de segurança devido e que o órgão responsável deve ser acionado imediatamente. “Reforçamos que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pedimos para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos”, informa o coordenador.

A Influenza Aviária A ou gripe aviária é uma doença que acomete principalmente as aves, mas que pode ser transmitida para o ser humano através do contato com o animal contaminado.

Os sintomas de gripe aviária no corpo humano são semelhantes ao de uma gripe simples, e que iniciam de dois a oito dias após a contaminação. Dor de cabeça, febre, dor de garganta, tosse, dor muscular e falta de ar estão entre os sintomas mais comuns. Por possuir alto índice de mortalidade, é recomendado ajuda médica se houver qualquer suspeita da doença.

Foram registrados mais de 60 casos no Brasil atualmente e o estado de Espírito Santo aponta quase 50% desse número, totalizando 29 casos, sendo 28 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência.

Foto Destaque: São Paulo registra mais dois casos de gripe aviária. Foto: Reprodução/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile