INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Seca nos rios ao redor do mundo se torna prejudicial a economia

Rios dos Estados Unidos à Europa e até à China tem secado. A queda dos volumes fluviais tem deixado leitos estéreis e lodos, e até mesmo pegadas de dinossauros e navios afundados em épocas antigas. A perda das vias fluviais tem um profundo impacto econômico, já que elas são rotas para o comércio, agricultura, fornecimento de energia e até mesmo água potável.

As razões de tal fenômeno são uma combinação de fatores complexos: há secas prolongadas em muitas regiões, como na Europa; o impacto da La Niña, fenômeno climático que gera mudança significativa nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra; assim como puro e simples azar; porém, o maior impulsionador é a mudança climática causada pelo aquecimento global.

É uma combinação de muitos fatores que levam a esse evento particularmente extremo”, disse Daniel Swain, climatologista da Universidade da Califórnia em Los Angeles.  “Mas há claramente um papel das mudanças climáticas, que tornaram mais prováveis várias ondas de calor sem precedentes”. O aumento das temperaturas levam as cordilheiras a “receber” menos neve, deixando menos água fluir para os corregos no verão durante o degelo, disse Isla Simpson, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica em Boulder, Colorado.


Seca na Europa e EUA revelam pegadas de dinossauros. Reprodução/RecordEuropa


O rio Danúbio, que atravessa 2,9 mil quilômetros através da Europa Central (Alemanha, Áustria, Polônia, Hungria, entre outros) até o Mar Negro, é um dos rios com baixo volume. O comércio nos rios e canais da Europa movimenta US$ 80 bilhões (R$ 409,3 bilhões) para a economia da região apenas em transporte de pessoas e mercadorias.

Na China, o Yangtzé, conhecido como rio azul, o maior rio da Ásia, também está com pouca água depois de um verão com temperaturas extremas. A geração de energia de várias usinas hidrelétricas importantes está prejudicadas, e megacidades como Xangai estão fazendo racionamento de energia. A Tesla, que possui fábricas locais, alertou sobre interrupções na cadeia de suprimentos.

Toda a situação, está causando fortes impactos econômicos e na qualidade de vida. Essa é uma preocupação ainda maior para a Europa, já que, em retaliação às sanções sobre a Russia por conta da Guerra na Ucrânia, há uma profunda incerteza sobre o funcionamento dos gasodutos que partem da Russia e fornecem gás para a Europa.

Os países europeus estão buscando meios para sobreviver ao inverno que está chegando caso não possam contar com o gás russo; tais planos estão sendo dificultados pelos gastos e prejuízos imprevistos com a seca; a situação será um verdadeiro desafio para o velho continente.

Foto Destaque: Sistema Cantareira em seca; foto ilustrativa. Reprodução/R7

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + quinze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.