Seguindo pedido do STF, governo do DF proíbe veículos na Esplanada para o 7 de Setembro

Igor Vieira Por Igor Vieira
3 min de leitura

O Distrito Federal terá um esquema de segurança especial e reforçado para o 7 de Setembro desse ano, na região da Esplanada dos Ministérios, palco das manifestaçõs do bicentenário da Independência. O objetivo é impedir o que aconteceu no 7 de Setembro do ano passado, em que caminhões chegaram ao entorno do Supremo Tribunal Federal e estiveram a ponto de invadi-lo.

Nesse ano, marcado pelos 200 anos da Indepêndencia, o esquema de segurança foi pedido para o governo do DF pela equipe de segurança do STF e do Congresso, e por isso, o acesso à Esplana dos Ministérios será completamente fechado na vespéra do feriado, no dia 6, a partir das 17h; mas as autoridades estão vigilantes a intensa movimentação na área, e o acesso pode ser impedido até mesmo antes do horário estipulado. Para as comemorações, ocorrerá também o tradicional desfile militar, cancelado nos últimos dois anos por conta da pandemia.


Bolsonaro em discurso a apoiadores, em 2021. Reprodução/R7


 

No ano passado, o feriado da Independência foi marcado por um clima golpista, em que quase meio milhão de apoiadores de Bolsonaro, convocados por ele, foram a Brasília e se manifestaram contra o STF, contra o congresso e a favor da intervenção militar capitaneada por Jair Bolsonaro. O Ministro do STF Luiz Fux afirmou, sobre o ano passado, que: “Tínhamos informações de que a entrada de um caminhão no prédio do STF poderia causar a própria implosão da sede“, disse. “Tivemos que passar a madrugada acordados e vigilantes para que não houvesse nenhum incidente“.

O secretário de segurança pública do DF, Júlio Danilo, disse que as autoridades estão mais preparadas para esse ano “A gente não vai permitir de forma alguma que ingressem, vamos nos preparar para isso. Não está autorizado que nenhum tipo de veículo ingresse, sejam caminhões, sejam carros, o que seja” conta Júlio. Para ele, é improvável acontecer algo como a invasão do Capitólio, por apoiadores de Trump, em território brasileiro.

Foto Destaque: Brasília no 7 de Setembro de 2021. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile