INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Segundo o EXAME/IDEIA, para metade dos brasileiros o desemprego e inflação são os maiores problemas do país

Mais da metade dos brasileiros (53%) acredita que o desemprego e a inflação são os principais problemas do país neste momento. Dos pesquisados, 10% citaram a corrupção, 9% citaram a falta de educação e outros 9% citaram a falta de saúde, mencionando também a fome e a miséria.

Dados da pesquisa EXAME/IDEIA divulgados na última quinta-feira (23) ouviu cerca de 1.500 pessoas entre 17 e 22 de junho. As entrevistas foram realizadas por telefone, com ligações simultâneas para telefones fixos e celulares residenciais. A investigação foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02845-2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e IDEIA, instituto dedicado ao estudo da opinião pública.


Gráfico mostra quais são os principais problemas do país hoje, de acordo com brasileiros (Foto: Divulgação/Exame)


Esse sentimento da população tem parâmetros em termos de quantidades econômicas. Dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (24) mostraram que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho, que leva em conta a inflação do mês anterior, foi de 0,69%.

O aumento acumulado em 12 meses foi de 12,04%. Um dos maiores ganhos foi o diesel, que subiu 2,83% no IPCA-15 de junho. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril deste ano, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada no final de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso se compara a uma taxa de desemprego de 14,8% no mesmo período de 2021.

Para o cientista político André César, da Hold Assessoria, o aumento geral de preços vai ser o grande debate da eleição deste ano. “O elemento que era debatido em 2018 era a corrupção. Neste ano, a economia volta a ser um tema central, que é algo que sempre foi utilizado em outras campanhas. A diferença é que vivemos uma situação mais dramática, que é pior para o presidente Bolsonaro, que tenta a reeleição”, afirma.

Em outra questão feita por EXAME/IDEIA, os brasileiros avaliam que a prioridade do próximo presidente do país deveria ser criar empregos, investir na educação, melhorar a saúde pública e combater a corrupção.


Gráfico mostra qual deveria ser a prioridade do próximo presidente, segundo opinião dos brasileiros (Foto: Divulgação/Exame)


Avaliação do governo estável

Os indicadores econômicos refletem diretamente a avaliação do público sobre o governo federal. A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro está em patamares considerados estáveis ​​desde março, mas um dos piores números da série histórica. O idealizador da ideia, Maurício Moura, explicou que focar nesse número é importante porque está diretamente relacionado à forma como os eleitores votam. Ele também destacou a importância das taxas de rejeição nas eleições.

Em uma pergunta feita sobre qual nome o eleitor não votaria de jeito nenhum, Bolsonaro tem 44% das menções, e Lula é citado por 42%. “Nesse momento, a rejeição ao governo maior proporciona a liderança do Lula, mas quem chegar com uma rejeição menor em outubro será o vencedor”, diz Moura.

 

Foto destaque: A cenoura foi o produto que mais subiu de preço nos últimos 12 meses (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...