Segundo presidente do TSE, o número de fake news cresceu nesse segundo turno das eleições

Anderson Silva Por Anderson Silva
3 min de leitura

O avanço da tecnologia e da comunicação fez aumentar o surgimento das famosas fake news. Esse recurso vem sendo bastante utilizado em períodos eleitorais, o que impacta negativamente na manutenção da democracia. E é exatamente isso o que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enfatiza ao afirmar que o número de fake news aumentou drasticamente neste segundo turno das eleições.

Para Alexandre de Moraes, presidente do TSE, eles já registraram mais de 500 alertas diários de fake news neste segundo turno. O ministro também informou que o Tribunal lançou algumas medidas que possam servir no combate dessas notícias falsas que andam circulando pela internet.

Segundo as informações, essas primeiras semanas de retomada das campanhas eleitorais registram cerca de 5.869 alertas relacionados a essas notícias falsas. Ainda segundo o TSE, os números de suspeitas de fake news cresceram exorbitantemente em cerca de 1.671% se comparada às eleições municipais de 2020.

O ministro Alexandre de Moraes ainda explicou que, nas eleições deste ano, o número de fake news cresceu consideravelmente se formos analisar o primeiro e o segundo turno. Por incrível que pareça, Alexandre fala que o crescimento no segundo turno é visível.

“A partir do segundo turno houve um aumento não só das notícias fraudulentas, mas da agressividade dessas notícias, que leva a uma corrosão da democracia, o que pede um procedimento mais célere em relação à desinformação”.


O presidente do TSE, Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução/Sergio Lima/AFP)


Como informa o Marco Civil da Internet, quando as plataformas onde essas informações forem veiculadas recebem um alerta do TSE, elas devem retirar tal postagem do ar, de acordo com suas regras próprias ou derrubar a conta que espalhou o boato. Segundo informado, 57% desses casos são considerados graves.

Em busca de melhorar esse combate à desinformação, houve uma sessão nesta quinta-feira (20), com o intuito de buscar mais eficiência na hora de remover essas fake news da tela do cidadão durante esse período eleitoral. Tal melhora poderia ajudar a evitar uma maior disseminação de postagens e conteúdos desse gênero.

Foto destaque: O ministro Alexandre de Moraes. Reprodução/Antonio Augusto/Secom/TSE.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile