Senador Marcos do Val revela que Daniel Silveira teria envolvimento com operação de golpe; “ficaria restrita a cinco pessoas”

Raphael Klopper Por Raphael Klopper
4 min de leitura

Ex-deputado Daniel Silveira pode ter revelado uma parcela de culpa nos atos golpistas realizados no inicio desse ano. A revelação veio em uma troca de mensagens vazadas pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) no qual Silveira teve um diálogo revelando um plano de golpe de Estado visando impedir a posse do já eleito presidente Lula (Pt).

Na conversa divulgada pelo senador à imprensa, Silveira dise que o plano era “restrito a um círculo de 5 pessoas”. Confira:


Print divulgado pelo senador Marcos do Val da conversa com Daniel Silveira sobre plano de golpe (Foto: Reprodução / G1)


Não fica claro exatamente quem Silveira se refere a “01” nas mensagens, porém este é um apelido usado por aliados de Silveira pelo qual costumavam chamar Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Já no trecho seguinte, Silveira aponta como promessa que todos seriam “levados às posições que devem estar” e que para aqueles que aceitarem fazer parte disso, como do Val, seriam marcados como heróis. Confira:


Print divulgado pelo senador Marcos do Val de conversa com Daniel Silveira sobre plano de golpe (Foto: Reprodução / G1)


Na mesma data desta Quinta-feira (02/02) o senador também fez uma acusação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e Silveira, de terem organizado uma reunião ainda em dezembro de 2022, visando debater o plano golpista e propor envolvimento de do Val.

O senador, mostrando total constrangimento na revelação chegou a prometer em rede social, seu afastamento do mandato. Porém do Val depois voltou atrás à decisão no fim da manhã, afirmando que estaria “estudando” o assunto. O senador tem seu cargo vigente até 2026.

Pondo mais lenha na fogueira, o senador também veio a relatar em entrevista um diálogo presenciado por Jair Bolsonaro (PL), ainda eleito, que aconteceu após as eleições de outubro, onde Daniel Silveira propôs uma ação golpista ao parlamentar. A proposta visava não desmobilizar os acampamentos golpistas e gravar sem autorização conversas que pudessem comprometer Alexandre de Moraes.

Eles me disseram: ‘Nós colocaríamos uma escuta em você e teria uma equipe para dar suporte, e você vai ter uma audiência com Alexandre de Moraes, e você conduz a conversa pra dizer que ele está ultrapassando as linhas da Constituição. E a gente impede o Lula de assumir, e Alexandre será preso’“, disse do Val.

As falas do senador Marcos do Val já foram solicitadas pela Polícia Federal solicitou, e autorizadas por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), para serem tomadas como depoimento oficial na investigação que apura atos golpistas.

Ainda hoje Silveira fora preso, por decisão de Moraes, por descumprir medidas cautelares definidas pelo tribunal – uso de tornozeleira eletrônica e proibição de utilizar redes sociais. Com Moraes apontando que Silveira agiu com “completo desrespeito e deboche” diante das decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal.

 

Foto Destaque: O deputado Daniel Silveira (Reprodução / G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile