Sexta-feira 13: conheça as crenças do dia do azar

Sabrina Cumming Por Sabrina Cumming
3 min de leitura

Há uma tradição que associa o número 13 e a sexta-feira ao azar. Por isso, a sexta-feira 13 é considerada um dia de infortúnio, e as pessoas mais supersticiosas evitam alguns hábitos. Apesar disso, a origem do medo que alguns têm da sexta 13 é desconhecida.

Existem algumas versões que justificam a fama ruim da data, uma delas ligada ao cristianismo. Na última ceia, que aconteceu em uma quinta-feira, Jesus teria se reunido com seus 12 discípulos, totalizando 13 pessoas. Entre eles, estava o traidor Judas. No dia seguinte, sexta-feira, Jesus morreu.

A tradição cristã une o fato de seu líder ter morrido em uma sexta-feira ao fato de o livro do Apocalipse apontar o número 13 como a marca da besta, do anticristo.

Outra possível teoria para esse fenômeno é Loki, deus das travessuras e trapaças. Ele era conhecido por ter pertubado um importante jantar em Valhala, local paradisíaco da mitologia nórdica. Loki foi o 13º participante a chegar no banquete, o que causou uma tremenda algazarra que terminou na morte de Baldur, um dos doze deuses presentes.

O baralho do jogo de tarô online é composto de 78 cartas, sendo a carta número 13 a carta da Morte. Porém ela raramente refere-se realmente à morte física. Já no jogo de búzios, o 13 também é considerado um número preocupante. Há interpretações como doença e morte, entre outros significados.


Cartas de tarot da morte Reprodução: vivernatural


Alguns estudiosos acreditam que o romance “Friday, the Thirteenth” (Sexta Feira 13), escrito por T. W. Lawson, seja um dos motivos para tanto medo. No romance de 1907, um corretor aproveita a superstição para criar um pânico em Wall Street justamente na sexta-feira 13.

A tela de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, retrata 13 pessoas à mesa. De acordo com o Novo Testamento, treze pessoas estavam no cenáculo no dia 13 do mês judaico Nissan.

Segundo Denny Heide, do site Meu Astro, o principal problema da sexta-feira 13 é o poder da crença. “Quando alguém acredita em algo negativo, isso cria um estado de espírito complexo, que pode gerar medo e ansiedade, emoções altamente destrutivas e que – aí sim – abrem as portas para a entrada das energias negativas”.

Se você é uma dessas pessoas que acreditam no azar da sexta 13, Denny recomenda fazer alguns rituais positivos para pedir a paz mental e libertação dos medos ligados à data.

Foto em destaque: calendário com a data 13 marcada Reprodução: o defensor

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile