INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano, morre aos 86 anos

Nesta segunda-feira (12), morreu o ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Ele se encontrava internado no hospital San Raffaele, em Milão. Berlusconi tratava de uma leucemia e, nos últimos meses, sofria com um quadro de infecção no pulmão. Hospitalizado em 5 de abril para tratar a doença, ele permaneceu no hospital por mais de um mês. Há três dias seu estado de saúde piorou, quando iria realizar exames de rotina. Morreu em torno das 04h30 (horário de Brasília).


Ex-primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Vida e Carreira Política

Silvio Berlusconi nasceu em 1936, em Milão. Já foi cantor de navio de cruzeiro e dono dos times de futebol Milan e Monza, antes mesmo de se tornar o 5° homem mais rico da Itália. Em 1994, tornou-se premiê, ocupando por quatro vezes o cargo. Por muito tempo, foi considerado figura pública mais marcante na Itália. Ocupou por três vezes o cargo de primeiro-ministro italiano e serviu por um total de nove anos. Sua carreira política foi marcada por muitos escândalos, além de ter enfrentado problemas financeiros e pessoais, os quais o levaram à Justiça.

O italiano esteve envolvido em uma série de investigações e julgamentos, a maioria deles aberta após sua entrada na política em 1994. Ele foi alvo de 35 processos criminais, porém obteve somente condenação definitiva. Tinha como amigo o presidente russo, Vladimir Putin, ganhando notoriedade por suas festas chamadas “bunga bunga” de sexo. O seu partido “Força Itália”, faz parte da coalizão de direita do primeiro-ministro Giorgia Meloni. Sua morte provavelmente pode desestabilizar a política da Itália nos próximos meses.

 

Morte e Repercussão

A morte de Silvio Berlusconi foi lamentada por aliados e rivais. No Twitter, Enrico Letta escreveu: “Berlusconi fez a história de nosso país. Sua morte marca um daqueles momentos em que todos, apoiando ou não suas escolhas, sentem-se afetados”. Já o primeiro-ministro, Giorgia Meloni, disse que “[…] por ele levaremos para casa os objetivos que estabelecemos juntos”.

“Uma dor grande, enorme. Ele deixa um vazio enorme porque ele foi ótimo. Uma era acabou, uma era está se encerrando”, escreveu Guido Crosetto, em publicação no Twitter. O colunista Beppe Servegnini, que escreveu um livro sobre o ex-primeiro-ministro, disse: “Berlusconi era, na verdade, menos arrogante e menos desagradável do que a maioria, mas mesmo assim ele começou tudo”.

Depois de construir um império televisivo na década de 1989, Berlusconi se lança na política em 1994 e quase imediatamente se tornou primeiro-ministro. Exerceu seu último cargo até 2011.

 

Foto Destaque: Ex-primeiro ministro, Silvio Berlusconi. Reprodução/Pixabay.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + catorze =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...