Simone Tebet anuncia uma mulher para vice de chapa, porém o nome não é revelado

Maria Emanuelle Por Maria Emanuelle
3 min de leitura

Simone Tebet (MDB), candidata à presidência nas eleições de 2022, confirmou nesta segunda-feira (01) que além de concorrer para o cargo mais alto do país terá uma vice mulher em sua chapa na disputa ao Planalto. A afirmação aconteceu durante a sabatina com empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A minha vice será mulher, porque vamos mostrar que nós mulheres somos tão competentes, tão preparadas, ao lado dessa turma de homens que estão aqui nós estaremos juntas por vocês, juntas pelos nossos filhos e companheiros”, disse a senadora.

Antes a pessoa que era o favorito para poder fazer parte da chapa com Tebet, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) recusou o convite para poder compor a própria chapa à Presidência. Atualmente Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Mara Gabrilli (PSDB-SP), são as cotadas para assumir o cargo.


Simone Tebet (Foto: Reprodução/Divulgação)


A CNN mostrou que pessoas próximas da senadora afirmam que em um pesquisa qualitativa encomendada pela campanha e para o consumo interno indicou que uma mulher na chapa somaria mais na disputa.

Quando fez o anuncio que iria escolher para ser vice, a senadora afirmou que essa provavelmente é a primeira vez na história da república do Brasil que “nós teremos uma chapa pura para candidata a presidente da República”.

Diferente do que Tebet disse, o Brasil já teve duas mulheres dentro de uma chapa na disputa para presidente. Porém, desde a redemocratização nenhum partido com grande influência no Congresso apresentou uma candidatura com duas mulheres, mas acontecerá esse ano com a chapa da senadora.

No ano de 2006, o PRP foi às urnas com uma chapa composta pela cientista política Ana Marina Rangel, candidata a presente, e a advogada da Delma Gama, candidata a vice. Nas eleições, elas conseguiram apenas 0,13% dos votos válidos e, entre os oitos candidatos acabaram ficando na quinta colocação. Entretanto do MDB e do Cidadania, o PRP, na época não tinha nenhum representando na Câmara dos Deputados ou no Senado.

A disputa deste ano vai ter mais uma chapa formada por duas mulheres. No último domingo (31), Vera Lúcia (PSTU), fez o anuncio que a Indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé) (PSTU), da etnia Tremembé, do Maranhão será a sua vice de chapa.

 

Foto destaque: Simone Tebet. Reprodução/Divulgação

Deixe um comentário

Deixe um comentário