A senadora Simone Tebet realiza uma serie de encontros com o presidente eleito Lula em função dela aceitar ficar no Ministério do Meio Ambiente; o que ela está disposta a fazer, desde que tenha o apoio de Marina Silva
Após se encontrar hoje mais cedo, sexta-feira (23), com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a senadora Simone Tebet (MDB-MS) terá outra reunião com ele para definir qual dos seus ministérios ela pretende assumir. Segundo interlocutores do gabinete de transição Simone Tebet foi convidada para hoje acompanhar Lula durante seu voo de Brasília para São Paulo, partindo às 16h para realizar a reunião a bordo.
Lula já se encontrou individualmente com Tebet e Marina Silva (REDE-SP) nessa sexta-feira, e a discussão foi para definir se Simone assumiria o Ministério do Meio Ambiente e se Marina aceitaria ser uma autoridade nacional do clima.
A emedebista declarou que assumiria tranquilamente a dobradinha proposta com Marina Silva na pasta do Meio Ambiente. O único entrave até então é que Marina precisa dar sua benção a Tebet, que vê como condição primordial ela decidir entrar no governo sendo uma Autoridade Climática, para então, assumir o ministério.
Simone Tebet e Lula durante campanha presidencial (Foto: Reprodução/Folhapress/Andre Ribeiro)
Marina Silva sempre foi um nome visto como praticamente certo para assumir a pasta, agora a principal mudança foi de ela poder ocupar uma função que ela mesma sugeriu, de Autoridade Nacional para Assuntos Climáticos. Se aceitar ela será responsável pela articulação do tema de forma interministerial, ganhando uma representação internacional no assunto.
Hoje mais cedo no primeiro encontro entre Tebet e Lula, a atual senadora teria recusado a possibilidade de ocupar o Ministério do Planejamento; pasta a qual até o momento políticos do PT e do MDB a viam com bons olhos para assumir o ministério.
Foto destaque: Senadora Simone Tebet em evento de sua pré-candidatura à Presidência da República Reprodução/Folhapress/Pedro Ladeira