Sinal 5G chega à cidade de São Paulo

Antonio Neto Por Antonio Neto
3 min de leitura

A nova geração de internet móvel chegou em São Paulo nesta quinta-feira (04). A cidade agora possui uma frequência de 3,5GHz da quinta geração de telefonia após ter chego a outras capitais.  

São Paulo é a quinta cidade que recebeu autorização para disponibilizar a nova tecnologia, depois de outras capitais como Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre implementaram a última geração da internet móvel em seus territórios.  

A ativação da tecnologia nas capitais estava prevista para acontecer até 31 de julho, mas o prazo foi prorrogado por mais 60 dias.

Na região central de São Paulo haverá a maior concentração de antenas, como na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor no início da inserção da tecnologia na capital.   


 

 

Cidade de São Paulo (Foto/Reprodução: Uber)


De acordo com a Anatel, pelo menos 1.738 antenas de transmissão devem iniciar sua transmissão nesta quinta-feira, praticamente o triplo do mínimo necessário para a agência permitir a ativação na faixa de 3,5 GHz.  

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa (Gaispi) estima que a área de cobertura, nos primeiros momentos, devem ser de 25%.  

São necessárias, pelo menos 462 estações em funcionamento até o dia 29 de setembro, prazo máximo que foi estabelecido pela Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações) para que todas as capitais comecem a fazer o uso da quinta geração de telefonia.  

Ainda segundo a agência, foram instalados equipamentos para evitar interferências em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e feitos testes para confirmar a operação da tecnologia sem decorrências de interferências.  

O 5G é a maior velocidade de conexão à internet, menos lentião e menor gasto de bateria dos aparelhos conectados na rede. Algumas fabricantes de dispositivos móveis oferecem a tecnologia, entre elas estão Samsung, Motorola, Apple, Xiaomi, Asus, Realme, TCL, Nokia, Lenovo e Positivo.  

As próximas cidades que devem receber o sinal de 5G são Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Goiânia, de acordo com a Anatel. 

 

(Foto destaque/Reprodução: Segredos do Mundo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile