Sonda russa colide com superfície da Lua

Lucas Venâncio Por Lucas Venâncio
3 min de leitura

A sonda russa Luna-25 colidiu com o solo lunar nesse sábado (19). Teria ocorrido um incidente durante uma manobra realizada na órbita da lua, provocando uma colisão no satélite natural. O acontecimento marcou um fracasso em uma tentativa da Rússia em alcançar o satélite natural em mais uma viagem espacial, depois de 1927. O anúncio foi dado pela agência espacial Roscosmos.

Situação da Rússia

A Rússia tem lidado com isolamento por parte de outros países devido a sua guerra contra a Ucrânia. Além disso, há escândalos de corrupção e problemas de financiamento, o que levou o projeto inicialmente planejado para outubro de 2021, a ser adiado em dois anos.

Antes do lançamento da sonda, o presidente do país, Vladimir Putin, comparou o atual momento com o que ocorreu durante a Guerra Fria, em relação ao contexto e a nova missão espacial. Em 1961, enquanto fazia parte da União Soviética, o país mandou o primeiro humano ao espaço, Iuri Gagarin. Na época, viviam um momento de conflito e tensão com o Ocidente. 


Módulo lunar Luna-25 durante preparativos para a missão. (Foto: Reprodução/Twitter/Matttttt187/Roscosmos)


O acidente da sonda Luna-25

No sábado, a sonda estava em órbita lunar. O plano era que o seu pouso ocorresse nesta segunda (21). Durante o sábado, foi realizada um manobra para cumprir com o planejamento. Segundo o comunicado da agência Roscosmos enviado nesse domingo (20), teria ocorrido um incidente durante a manobra, o que levou a perda de contato com a sonda. 

As medidas tomadas nos dias 19 e 20 de agosto para procurar o aparelho e fazer contato com ele não funcionaram. De acordo com resultados preliminares, o dispositivo deixou de existir após uma colisão na superfície lunar”, diz um trecho do comunicado. 

Vale destacar que o diretor da Roscosmos, Iuri Borisov, teria alertado o presidente Putin, ainda em junho deste ano, sobre o risco da missão. “No mundo, a possibilidade de sucesso desse tipo de missão é estimada em 70%”, disse o diretor ao presidente. 

A agência acredita que a nave teria explodido após colidir com a superfície lunar.

 

Foto Destaque: Sonda Luna-25 no foguete Sooyuz durante lançamento. Reprodução/Roscosmos/Vostochny Space Centre/Handout via Reuters

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile