SP tem registro de 4.725 roubos de carga um a cada uma hora e meia

Gleicimara Dulterio Por Gleicimara Dulterio
3 min de leitura

De acordo o boletim Tracker Fecap de Dezembro de 2022, entre os meses de Janeiro a Setembro deste ano o estado de São Paulo registrou 4.725 roubos de cargas, o que corresponde uma elevação se comparado com o ano de 2021 em 2% para o mesmo período. Os meses de Maio e Julho também resgitraram crescimento das taxas se comparado ao ano passado os meses tiveram aumento de 11% e 10%, respectivamente.  

Ainda de acordo com o boletim Tracker-Fecap a cada uma hora e meia acontece um roubo de carga e por dia são 17 ocorrências e mensalmente as autoridades registram 525 cargas suprimidas. A Capital Paulistana foi a cidade que mais apresentou número de registros de ocorrência de roubos, representando 44,52% do total, seguido de Guarulhos e São Bernardo do Campo.

 


Ranking das 20 cidades Paulistas com maior incidência de roubo à cargas( Reprodução/Boletim Tracker-SSP-SP)


Erivaldo Costa Vieira explica o aumento dos índices e afimr que baixo efetivo de policia dificulta as ações contra o crime “O roubo de cargas e o crime de receptação são considerados brandos para o Código Penal. Assim a relação custo-benefíciofavorece a prática dos ilícitos que proporcionam alta rentabilidade com baixo risco. Por parte das autoridades, o baixo efetivo policial, principlamente da Polícia Judiciária, dificulta a ação contra o crime de roubo de carga pois os poucos profissionais de investigação se concentram em crimes mais violentos e de alta relevância midiática” afirmou a coordenadoria do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime – FECAP.

Dados mês a mês


 

Maio e Julho/2022 foram os meses que mais registraram roubos a carga (Reprodução/@Gleicimara.Dulterio)


As cargas preferidas dos contraventores são as de gênero alimentício (23,58%), cigarros (8,79%), eletroeletrônicos (5,20%), bebidas (4,70%) e medicamentos/perfumaria (4,38%)dos roubos, de acordo com o relatório cerca de 50% dos boletins de ocorrência não especificam o tipo de carga que foi roubada. De acordo com os boletins de ocorrência emitidos para este tipo de ocorrência 13% dos roubos foram cometidos com grave ameaça de violência.

 

Foto destaque:  Caminhão recuperadado pela Polícia Militar. Reprodução: G1- Foto: Polícia Militar Rodoviária.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile