Na noite desta quinta-feira (28) foi feito um lançamento de sucesso na empresa de Elon Musk, SpaceX, o foguete Falcon Heavy saiu do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, com a missão de levar um avião militar dos Estados Unidos para o espaço. A transmissão do lançamento foi realizada pela conta oficial da página no X.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Liftoff! <a href=”https://t.co/wTmY1h7ogp”>pic.twitter.com/wTmY1h7ogp</a></p>— SpaceX (@SpaceX) <a href=”https://twitter.com/SpaceX/status/1740540116144357835?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 29, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Esse é a primeira vez que um Falcon Heavy, um dos mais potentes da SpaceX, lança um avião espacial, o foguete é capaz de transportar cargas muito pesadas para o espaço. Por ser uma missão militar, algumas informações ainda seguem em sigilo.
Missão Falcon Heavy
O lançamento da espaçonave deveria ter acontecido no dia 10 de dezembro, mas devido a problemas técnicos no solo foi adiado para o dia 28, e o objetivo da missão era colocar em órbita o avião militar espacial não tripulado X-37B, que tem a aparência de um ônibus espacial e é totalmente autônomo, para realizar pesquisas e experimentos tecnológicos. Esta é a sétima missão realizada com o modelo X-37B a primeira foi em 2010 e durou dois anos e meio.
Falcon 9
A SpaceX realizou dois lançamentos na mesma noite, o foguete Falcon 9, um modelo menor do que Falcon Heavy. A missão era colocar os satélites Starlink em órbita para Elon continuar montando seu projeto espacial que tem como objetivo oferecer internet banda larga de alta potência.
Lançamento do Falcon 9 na Flórida também na noite desta quinta (28) (foto: reprodução/ X / SpaceX)
Últimas missões
Parece que a empresa de Elon Musk não estava tendo tanta sorte com os últimos testes de lançamentos. Em abril deste ano, o foguete Super Heavy e a nave Starship explodiram quatro minutos após o lançamento. Em uma nova tentativa de lançar o Starship em novembro, a nave conseguiu entrar no espaço pela primeira vez, mas a empresa perdeu a comunicação logo após a separação dos dois estágios. Os próximos testes das aeronaves devem ocorrer em meados de 2024.
Foto destaque: o foguete Falcon Heavy sendo lançado (reprodução/X/@SpaceX)