Nesta quita-feira (30), a cafeteria Starbucks recebeu o pedido de despejo em uma de suas franquias, no caso a que se localizava no Barra Shopping (Barra da Tijuca, RJ). Além disso, também é acusada de dever ao shopping um valor maior que R$ 400 mil, devido à falta de pagamento na locação do espaço no complexo de lojas.
Falta de pagamento
A administração do complexo afirma que a unidade da cafeteria Starbucks do BarraShopping, deve um valor superior a R$ 400 mil por falta de pagamento de alguel onde realizava sua operação. Como consequência da falta de pagamento, na semana passada os administradores do shopping realizaram o pedido de despejo para os responsáveis da rede de cafeterias no Brasil, os acusando de não efetuar o pagamento de três meses de locação: setembro, outubro e novembro.
BarraShopping (Foto: reprodução/Vejario)
Tentativas de acerto de contas
Ainda segundo os representantes do BarraShopping, foi realizado há alguns meses um acordo entre eles e os representantes da Starbucks no Brasil, também pelo motivo de atraso nos pagamentos de aluguel do espaço utilizado pela cafeteria. Porém os atrasos voltaram a acontecer e neste caso atual, a direção do shopping tentou realizar mais uma vez um acordo com os responsáveis pela Starbucks, o que não aconteceu. Sendo assim, por não haver concordância entre as partes, o caso será resolvido na justiça.
Os administradores do BarraShopping reclamam uma quantia de R$ 439 mil que totalizam o valor dos alugueis não pagos e também os honorários advocatícios. Como consquência dos desfalques financeiros sofridos, a operadora SouthRock Capital – responsável por representar empresas como Starbucks, Subway e algumas outras no Brasil – efetuou o processo de recuperação judicial e assim, fechou mais de 40 unidades da Starbucks no Brasil. A ação pegou muitos funcionários e consumidores de surpresa.
Foto destaque: unidade da Starbucks no BarraShopping (Reprodução/Barrashopping)