INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Suécia anuncia pedido formal de adesão à Otan

Nesta segunda-feira (16), o governo da Suécia anunciou um pedido formal de adesão à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O anúncio ocorreu após a vizinha Finlândia formular o seu pedido de entrada à organização, indicando uma mudança na geopolítica do norte da Europa.

“Há uma ampla maioria no parlamento sueco para aderir à Otan”, frisou a primeira-ministra Magdalena Andersson após uma discussão sobre política de segurança no parlamento. “A melhor coisa para a Suécia e a população sueca é aderir à Otan”, completou.

A invasão russa à Ucrânia evidenciou certas fraquezas da Suécia e da Finlândia, embora, nos últimos anos, tenham uma relação estreita com a Otan.

Andersson destacou que, ainda assim, não há ameaças militares contra a Suécia neste momento.


Magdalena Andersson, primeira-ministra da Suécia. (Reprodução/Reuters)


Sediada em Bruxelas, na Bélgica, a Otan é uma aliança militar entre países da América do Norte e Europa, criada no contexto da Guerra Fria.

Tendo os Estados Unidos como principal líder, o tratado foi assinado em 1949 por 12 países fundadores, incluindo Canadá, Reino Unido, França e outras nações europeias. O tratado estabelece que, no caso de ataque a qualquer um dos membros, poderá haver suporte militar dos outros membros.

Atualmente a Otan possui 30 membros, sendo eles: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Canadá, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia do Norte, Montenegro, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Turquia.

Nesse contexto, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta segunda-feira (16), que haverá uma resposta russa caso a Otan reforce as infraestruturas militares da Suécia e da Finlândia.

Em uma conversa com líderes de uma aliança militar composta pela Rússia e outros ex-estados soviéticos, o líder russo considerou que a ampliação da Otan, orquestrada pelos Estados Unidos, está sendo feita de forma “agressiva” e agrava uma questão de segurança planetária que já é complicada.

 

Foto destaque: A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson. Reprodução/Nini Andersson

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 10 =

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...

Reality

A final de A Fazenda 15 vai acontecer na quinta-feira (21). Quatro integrantes estão na disputa pelo prêmio de um milhão e meio de...