Sunak e Truss chegam à fase final para substituir Boris Johnson

Camila Andrade Por Camila Andrade
3 min de leitura

Segundo Informações extraídas da CNN Brasil, durante esta quarta-feira (20) o ex-ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, e a secretária das Relações Exteriores, Liz Truss, chegaram à fase final da disputa pela liderança para substituir o primeiro-ministro Boris Johnson.

Rishi Sunak havia recebido 137 votos e Truss este na garantia com 113. A ex-secretária de Defesa Penny Mordaunt foi eliminada com 105 votos.


Rishi Sunak e  Liz Truss na diputam o cargo de primeiro-ministro (Foto: Getty Images)


O primeiro-ministro Boris Johnson havia renunciado o cargo no início deste mês, após seu envolvimento uma série de polêmicas que comprometeram o Partido Conservador, além dezenas de renúncias ministeriais. Dez conservadores estão na concorrência para substituí-lo e, as cinco rodadas de votação foram reduzidas para duas pelos membros do parlamento.

Na liderança de todas as rodadas de votação, Sunak foi o líder entre os legisladores conservadores, todavia Truss é quem está ganhado vantagem entre os 200.000 membros do partido governista que escolherá o ganhador.

Essa disputa de semanas colocará Sunak, um ex-banqueiro do Goldman Sachs que aumentou a carga tributária em um nível mais alto desde a década de 1950, contra Truss, uma convertida ao Brexit que prometeu reduzir os impostos e regulamentação.

Quem tiver mais voto, e apresentar o resultado no dia 5 de setembro assumirá as decisões mais difíceis ocorrentes na Grã-Bretanha. A inflação já caminha para a marca de 11% ao ano, o crescimento está abundante, e  a ação industrial é evidente, além da libra alcançar uma baixa histórica em relação ao dólar.

Por sua vez, onze candidatos apresentaram seus nomes, mas em uma quinta e última votação de parlamentares conservadores aconteceu nesta quarta-feira (20), com a eliminação da ministra do Comércio Penny Mordaunt.

Segundo o pesquisador Hopkins, o novo líder do partido “normalmente recebe um pequeno salto nas pesquisas, mas será uma batalha árdua para recuperar o apoio porque este governo foi gravemente prejudicado”.

Foto de destaque:  Liz Truss e Rishi Sunak (Foto: Folheto | Notícias da Getty Images | Imagens Getty)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile