INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Surfista Chumbinho sofre acidente em Pipeline

Surfista Chumbinho sofre acidente em Pipeline

O surfista João Chianca, conhecido como Chumbinho, sofreu uma queda de uma onda com altura entre 2,4 e 3,6 metros em uma região marítima repleta de corais, neste domingo (3). Pessoas que estavam no local relatam que o surfista já tinha recebido várias pancadas na cabeça antes da queda. João foi resgatado por seus amigos e seu irmão e está hospitalizado, com condição estável.

Localização da Praia

Chumbinho é classificado como o número 4 do mundo e representante brasileiro nas olimpíadas de Paris em 2024, e enfrentou esse acidente na praia de Pipeline, que esta localizada na ilha de O’ahu. A praia é conhecida por ter ondas tubulares, resultado de formações de corais na região, o que torna as quedas mais perigosas.


Surfista Chumbinho sofre acidente em Pipeline

João Chumbinho é resgatado por amigos e irmão (Reprodução/Leo Dias)


Palco de surfistas

A praia é reconhecida internacionalmente por conta de suas ondas, o que a torna o palco de muitos surfistas do mundo inteiro, incluindo competições da Liga Mundial de Surfe, a WSL. Segundo testemunhas, o acidente que Chumbinho sofreu foi em condições desafiadoras, com ondas atingindo entre 8 a 12 pés (2,4 a 3,6 metros) no dia do acidente.

Com base em imagens, o físico e professor Bruno Albuquerque, do Colégio Etapa, estimou que a onda tinha aproximadamente 3 metros, considerando a altura do surfista de 1,81 metro. O impacto do acidente foi calculado como sendo 2,5 vezes o peso do surfista, levando em conta a velocidade intensa de formação das ondas.

O solo de Pipeline

A praia de Pipeline possui um solo marinho predominantemente composto por recifes de corais, essenciais para a criação das ondas tubulares características do local. No entanto, a presença dessas estruturas torna os surfistas mais propensos a se machucarem, especialmente se caírem diretamente nos recifes, que estão na área de arrebentação das ondas. Mais próximo à área rasa da praia, os recifes cedem, e o fundo do mar é composto por areia.

 

Foto Destaque: João Chumbinho. Reprodução/JovemPan

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...