INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Surge piscina natural e degrau em praia alargada de Balneário Camboriú

O surgimento de um degrau e uma piscina natural na faixa de areia alargada de Balneário Camboriú seguem os planos naturais do projeto.

Nessa sexta-feira (25), a poucos dias de completar um ano da conclusão da obra de alargamento, surgiram uma lagoa e um degrau na faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú. Aparecendo simultaneamente na região da Barra Sul pela primeira vez, ambos já tinham ocorrido separadamente nos últimos dois meses.

Fotos tiradas pela manhã mostram a água acumulando entre o mar e a faixa de areia, formando uma piscina natural. Perto dele a erosão da areia também provocou a formação de um degrau próximo as ondas.

Para Toni Fausto Frainer, engenheiro e diretor de planejamento e gestão orçamentária do município, mesmo que os acontecimentos tenham ocorrido ao mesmo tempo eles fazem parte do processo de estabilização da praia, “É acomodação natural. Estamos monitorando, pois é período de equilíbrio da praia pós-alargamento“, ele explica.

O diretor de planejamento do município disse que a prefeitura aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para dar continuação ao que está previsto pelo engenheiro dentro do cronograma, iniciando a obra de instalação dos geotubos, que são bolsas de com grandes volumes de areia usadas para diminuir o avanço da erosão e formação de degraus consequentemente.


Degrau surgiu em praia de Balneário Camboriú após obra de alargamento da orla (Foto: Reprodução/Tribuna do Paraná/NSC TV)


O fenômeno recebe o nome de escarpa e segundo Frainer pode acontecer em qualquer praia. Outro degrau maior ainda já havia se formado no mesmo local em outubro. Geralmente acontece mais na Barra Sul, o que levou a ser depositada mais areia em sua orla no processo de alargamento. Uma laguna também foi avistada no local por banhistas no início de novembro, durando uma semana até desaparecer.

Segundo o que Jules Souto disse em novembro, ele que é oceanógrafo e curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o alargamento trouxe ganhos para ao município. “Isso [a lagoa] é um fenômeno natural de todas as praias arenosas, umas mais, outras menos. Existe também um processo de acomodação da dinâmica de praia, em relação a tornar mais natural o trabalho que foi feito artificialmente. Então, não quer dizer que da forma como foi feito vai ficar para sempre”, disse Souto.

Juarês José Aumond, geólogo e professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), afirma que os degraus na areia acontecem e desaparecem conforme as ondas e ressacas, sendo assim eventos localizados.

A faixa de areia passou por uma megaobra de alargamento durante quase todo 2021, ficando interditada para realização do trabalho. No final a largura da praia foi aumentada em toda sua extensão da orla de 5,8 quilômetros, passando de 25 metros para 70 metros.

Foto destaque: Praia Central em Balneário Camboriú Reprodução/Visor Noticias 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...