Em coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (15), o Chefe da PF (Polícia Federal) do Amazonas, Alexandre Fontes, revelou que o suspeito Amarildo da Costa Oliveira, com apelido de “Pelado” confessou além de seu envolvimento, a forma como assassinou o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira. O irmão de Amarildo, Oseney da Costa de Oliveira, sendo conhecido como “Dos Santos” também está preso, porém segundo a Policia Federal não confessou sua participação no crime.
Durante a fala reportada à coletiva, após conseguirem encontrar os restos mortais de Dom e Bruno, Alexandre diz que a confissão foi feita voluntariamente por Pelado e que o mesmo afirmou que mostraria o local dos corpos enterrados. “Durante a confissão da pratica criminosa perante delegados de Polícia Federal e Civil, da força tarefa que estamos realizando, ele narra com detalhe o crime realizado e aponta o local onde havia enterrado os corpos. Se compromete a ir conosco hoje ir até o local para que a gente pudesse confirmar a existência desses corpos”. De acordo com o superintendente ainda não é possível declarar a motivação do crime.
Polícia Federal transportando “remanescentes humanos” em sacos. (Foto:reprodução/JR Regional)
No local apontado foram realizadas as buscas e encontrados “remanescentes humanos” a cerca de 3,1 km de distância de onde acharam objetos pessoais do jornalista e o indigenista até então desaparecidos no último domingo (12). Segundo a PF, Pelado ainda teria mencionado a participação de uma terceira pessoa no caso, que está sendo investigada pela força- tarefa em sigilo.
O delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres, relata que para chegar no lugar determinado por Pelado, as equipes tiveram que percorrer um rio por 1h40 e ainda andar durante 25 minutos mata a dentro, numa área de difícil acesso até o onde estavam enterrados os corpos.
Os restos mortais que foram apreendidos na busca desta terça- feira (14) foram enviados ao município de Atalaia do Norte, e serão encaminhados para a perícia. O pescador ainda teria revelado a Policia Federal onde afundou a embarcação que eram de Dom e Bruno, a polícia deverá ir verificar o local nesta quinta-feira (16) .
Foto destaque: Jornalista inglês Dom Phillips à esquerda e o indigenista Bruno Pereira na direita da foto. Foto: reprodução/Jornal O povo.