Tanques Leopard 2 será diferencial na guerra contra a Rússia, diz especialistas

Afernandes Por Afernandes
4 min de leitura

Após a aprovação realizada pela Alemanha nesta quarta-feira (25), sobre o envio dos poderosos tanques Leopard 2 a capital de  Kiev, na Ucrânia, especialistas afirmam que o veículo blindado será um diferencial na guerra contra a Rússia.


Foto: Exército ucraniano irá receber treinamento para operar o tanque Leopard 2 em solo alemão. (Reprodução/ GETTY IMAGENS.)


Segundo o analista de pesquisas para assuntos militares e de defesa do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, Yohann Michel, o envio destes tanques permitiram que a Ucrânia, siga em ofensiva em um conflito que já perdura por 11 meses. Estes por sua vez, associados a outros veículos de combate e de infantaria serão de suma importância para recapturarem as áreas no nordeste e no sul até então ocupadas por forças russas.

O especialista alemão Ralf Raths, diretor do Panzer Museum em Munster, afirma que a entrega ocidental de Leopard 2 vão ajudar a Ucrânia a se equipar com munições de alto calibre, reforçando seus estoques, que encontram-se em baixa desde a era soviética, estabelecendo um novo caminho para o fornecimento de poder de fogo ocidental.

Raths, ressalta ainda que os tanques alemães possuem um grande diferencial, que é o poder de reversão de velocidade movendo-se em todas as direções, sendo mais ágeis que os modelos “T” de blindados usados pela Rússia. Que apenas se movem em uma única direção.

Em contrapartida, o pesquisador do Centro de Estudos de Segurança da Universidade Politécnica Federal, com sede em Zurique, na Suíça, Niklas Maushr, alerta que a adição destes equipamentos de alta tecnologia ao campo de batalha não significaria uma virada de jogo ou tornaria a urânia vencedora de uma guerra. Seria necessário integrar a participação de engenheiros de combate em defesa aérea com helicópteros e outras ferramentas militares como artilharia e infantaria.

Apesar de ainda não se ter um data prevista para envio dos tanques a Kiev, o porta-voz do governo alemão, Seffen Hebestreit, disse em uma reunião no conselho de ministro que fornecera a Kiev 14 tanques Leopard modelo “2 A6”. E que militares do exército ucraniano irão receber treinamento para operar o tanque alemão Leopard 2. Ainda de acordo com o embaixador os treinamentos destas forças serão realizados em breve em solo alemão. Os militares ucranianos receberam apoio munição, manutenção e apoio logístico destes tanques de combate.

O tanque Leopard foi produzido em série no final dos anos 70 substituindo os tanques americanos M48 Patton. Este tanque possui 60 toneladas seu canhão é dotado de 120 mm de calibre, sendo capaz de disparos em movimento. Além do mais conta com ferramentas altamente tecnológicas que permite localizar e atacar qualquer inimigo a longas distâncias. Seu potencial de fogo, mobilidade e proteção é eficaz contra minas e lança-foguetes.

 

Foto destaque: Fila de tanques Leopard 2 preparados para treinamento em Munster, na Alemanha.  REPRODUÇÃO/ GETTY IMAGENS.

Deixe um comentário

Deixe um comentário