Tarcísio de Freitas quase quebra púlpito em leilão na bolsa brasileira

Caio Dutra Por Caio Dutra
3 min de leitura

Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo, apareceu num vídeo batendo forte o martelo da B3 no fim de um leilão realizado na bolsa brasileira.

As imagens mostram o governador batendo mais ou menos umas seis vezes o martelo, e mesmo assim não conseguiu quebrá-lo, na sequência ele o joga em cima púlpito. Ele consegue derrubar o “B” do B3 que está na frente do palanque. O vídeo chegou quase a 1 milhão de visualizações no Twitter.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Que felicidade que o primeiro martelo batido como governador seja para tirar do papel uma obra tão emblemática como essa. Serão 44 km, 15 mil empregos e R$3,4 bi em investimentos. Esse é o primeiro de muitos. Não dá mais pra admitir obra parada. E nós vamos concluir o Rodoanel. <a href=”https://t.co/AADT8fbSfi”>pic.twitter.com/AADT8fbSfi</a></p>&mdash; Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) <a href=”https://twitter.com/tarcisiogdf/status/1635741395582427136?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 14, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Tarcísio postou em sua conta do Twitter o momento em que bate o martelo e escreveu que é a “primeira de muitas” é que “não dá mais para admitir obras paradas”. A obra do Rodoanel Norte está parada desde 2018, sendo iniciada em 2013.

O leilão que o parlamentar participava era do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, que foi vencido pela Via Appia, que administrará esta parte do anel viário paulista pelos próximos 31 anos.

A briga pelo intervalo de 44 quilômetros tinha mais 3 concorrentes, a via passará pelos municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá os ligando a capital pela rodovia Presidente Dutra.

O vencedor sairia a partir da empresa que apresentasse o maior desconto sobre os aportes públicos que já eram previstos no projeto, que foi licitado pelo modelo de Participação Público Provado (PPP).

A previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre de 2026, a via contará com pedágios do modelo “free flow”, que consiste em não haver parada e a cobrança automática é feita a partir da proporção de quilômetros percorridos.

Depois que o leilão foi concluído Tarcísio de Freitas afirmou que sua intenção é de que o modelo “free flow” seja adotado em todo o estado de São Paulo.

De acordo com o ex-ministro a lista das concessões e privatizações planejada pelo atual governo paulista poderia atrair mais de R$ 130 bilhões em investimentos.

Outros projetos que irão a disputa para privatização ou concessão são: a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), a construção de um túnel que ligue Santos e Guarujá, linha 17 e outras linhas do metrô que ainda estão no papel.

Foto Destaque: Tarcísio de Freitas batendo o martelo em leilão. Reprodução/Metrópoles 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile