Simone Tebet (MDB), futura ministra do Planejamento, disse, em reunião com o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva (PT), que irá trabalhar junto com Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda. O encontro aconteceu nesta terça-feira (27) no hotel onde Lula está hospedado.
O presidente eleito respondeu que sabe das diferenças de visão sobre a economia entre os dois ministros. “Isso pra mim não é um problema. Sei que você é equilibrada e qualquer divergência eu decido”, definiu. Além de Lula, estavam presentes na reunião: Haddad, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Alexandre Padilha, articulador político do futuro governo.
Presidente eleito, Lula, e Simone Tebet, futura ministra de Planejamentos (Foto: Reprodução/Veja)
Durante os governos de Lula, era comum haver divergências internas na própria equipe, dando espaço para o presidente eleito tomar decisões. Ao responder “qualquer divergência eu decido”, ele indicou o grau de envolvimento que poderá ter nos assuntos econômicos.
“Eu sei que vocês tem posicionamentos diferentes”, disse, o presidente eleito, “O que não podemos é que essas diferenças ocorram para fora”. Tebet é conhecida por ter uma visão liberal na economia, já Haddad por ter um pensamento mais desenvolvimentista.
O Ministério do Planejamento, participará do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), no comitê gestor. Já a coordenação continuará com a Casa Civil. A pasta de Tebet não ficará responsável pelos bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa.
No encontro, após Tebet falar que haviam afinidades entre ela e Haddad, ele brincou “e ainda temos origem árabe”, fazendo todos rirem.
O Ministério da Fazenda costuma fazer uma “dobradinha” com o do Planejamento, uma das pastas mais importantes por ter caráter estruturante. Por isso, foi cobrada, pelo mercado, a indicação de Lula.
Haddad elogiou Tebet na última segunda-feira (26), dizendo que ela é “muito qualificada” para assumir o Ministério do Planejamento. “Acho que é uma pessoa que somou durante a campanha assim como a Marina [Silva, deputada eleita]”, disse.
Foto destaque: Simone Tebet e Lula apertando as mãos. Reprodução/CNN Brasil