INMAG | Todos os direitos reservados.

Hi, what are you looking for?

Notícias

Tempestade argentina que matou 13 pessoas ameaça chegar ao sul do Brasil

Tempestade argentina que matou 13 pessoas ameaça chegar ao sul do Brasil

A violenta tempestade que atingiu uma província de Buenos Aires na noite de domingo (17) e que causou várias mortes e estragos, pode estar rumando ao sul do Brasil. A instabilidade climática é causada pela onda de calor que atingiu a América do Sul no segundo semestre de 2023.

Instabilidade no clima pode atingir os estados do Sul

O MetSul Meteorologia previa que a instabilidade sofrida na Argentina também pudesse chegar ao Rio Grande do Sul na tarde de domingo, onde a temperatura estava por volta de 40ºC e traz o risco de temporais fortes. O instituto já havia advertido que o avanço da massa de ar muito frio do Sul encontraria uma massa de ar extremamente quente, resultando na violenta tempestade vista na Argentina.

O InMet alerta de tempestade na tarde de hoje (18), afetando Porto Alegre e regiões ao sudoeste, sudeste e centro-oeste do estado. É previsto alto grau de perigo, com risco de queda de árvores, estrago a plantações e alagamentos. A tempestade deve incluir chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos de 100 km/h, com incidência de granizo. 

As temperaturas, apesar de ainda altas, devem começar a se amenizar durante a semana na capital rio-grandense, com máxima de 30ºC esperada para esta sexta-feira.

El Niño causa estragos na capital argentina

Na madrugada deste domingo (17), a província de Bahía Blanca, localizada a 600 km da capital argentina, foi atingida por uma violenta tempestade. Com ventos de 150 km/h, a tempestade causou extensivos estragos à região, incluindo 13 fatalidades, várias pessoas feridas e milhares de argentinos sem energia elétrica.

As outras regiões metropolitanas também sofreram com a chuva e ventos fortes. Aeroportos foram fechados, dezenas de voos cancelados e vários aviões estacionados na pista viraram com o temporal. Estima-se a perda de milhões de dólares num dia em que muitos consideram catastrófico para a região. As autoridades informaram que diferentes províncias estão sob alerta laranja e pedem às pessoas que evitem sair de suas casas.


Tempestade argentina que matou 13 pessoas ameaça chegar ao sul do Brasil

Foto: Temporal causa desabamento de clube em Bahía Blanca (Foto: reprodução/X/joaquinbotta)


Tais ocorrências climáticas são ocasionadas pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano Pacífico e causa o aumento de chuvas na América do Sul, dentre outros efeitos. A instabilidade climática ainda pode continuar pelas semanas à frente. O temporal visto na Argentina, apesar de enfraquecido, ainda tem o potencial de causar danos em território brasileiro devido às altas temperaturas registradas neste fim de ano. 

Foto destaque: carro atingido pela tempestade que deixou 13 mortos na Argentina (Reprodução/Alejandro Pagni/AFP)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Empreender na Prática

Não há contradição entre frescor, relaxamento e bem-estar. Na rotina de self-care, os body splashes se tornaram protagonistas quando assunto é refrescar o corpo...

Saúde e Bem Estar

A Massagem Nuru é uma prática terapêutica que tem origem no Japão e se tornou cada vez mais popular em diversos países, incluindo o...

Celebridades

O cantor foi fotografado ao lado da esposa Bianca Censori. Ele estava mascarado e ela nua, sob uma capa de chuva transparente.

Magazine

Quem conhece Nicole Bahls, sabe que ela é babado, confusão e alegria, por onde passa deixa seu rastro de carisma e felicidade. Nicole é...