Tempestade argentina que matou 13 pessoas ameaça chegar ao sul do Brasil

3 min de leitura

A violenta tempestade que atingiu uma província de Buenos Aires na noite de domingo (17) e que causou várias mortes e estragos, pode estar rumando ao sul do Brasil. A instabilidade climática é causada pela onda de calor que atingiu a América do Sul no segundo semestre de 2023.

Instabilidade no clima pode atingir os estados do Sul

O MetSul Meteorologia previa que a instabilidade sofrida na Argentina também pudesse chegar ao Rio Grande do Sul na tarde de domingo, onde a temperatura estava por volta de 40ºC e traz o risco de temporais fortes. O instituto já havia advertido que o avanço da massa de ar muito frio do Sul encontraria uma massa de ar extremamente quente, resultando na violenta tempestade vista na Argentina.

O InMet alerta de tempestade na tarde de hoje (18), afetando Porto Alegre e regiões ao sudoeste, sudeste e centro-oeste do estado. É previsto alto grau de perigo, com risco de queda de árvores, estrago a plantações e alagamentos. A tempestade deve incluir chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos de 100 km/h, com incidência de granizo. 

As temperaturas, apesar de ainda altas, devem começar a se amenizar durante a semana na capital rio-grandense, com máxima de 30ºC esperada para esta sexta-feira.

El Niño causa estragos na capital argentina

Na madrugada deste domingo (17), a província de Bahía Blanca, localizada a 600 km da capital argentina, foi atingida por uma violenta tempestade. Com ventos de 150 km/h, a tempestade causou extensivos estragos à região, incluindo 13 fatalidades, várias pessoas feridas e milhares de argentinos sem energia elétrica.

As outras regiões metropolitanas também sofreram com a chuva e ventos fortes. Aeroportos foram fechados, dezenas de voos cancelados e vários aviões estacionados na pista viraram com o temporal. Estima-se a perda de milhões de dólares num dia em que muitos consideram catastrófico para a região. As autoridades informaram que diferentes províncias estão sob alerta laranja e pedem às pessoas que evitem sair de suas casas.


Foto: Temporal causa desabamento de clube em Bahía Blanca (Foto: reprodução/X/joaquinbotta)


Tais ocorrências climáticas são ocasionadas pelo fenômeno El Niño, que aquece as águas do oceano Pacífico e causa o aumento de chuvas na América do Sul, dentre outros efeitos. A instabilidade climática ainda pode continuar pelas semanas à frente. O temporal visto na Argentina, apesar de enfraquecido, ainda tem o potencial de causar danos em território brasileiro devido às altas temperaturas registradas neste fim de ano. 

Foto destaque: carro atingido pela tempestade que deixou 13 mortos na Argentina (Reprodução/Alejandro Pagni/AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile